PUB

Política

José Maria Neves empossado no início de novembro

O Presidente da República eleito no passado domingo,17, José Maria Neves, deve ser empossado nos primeiros dias do mês de novembro, sabe o A Nação, que, em princípio será dia 9. 

José Maria Neves foi hoje recebido pelo chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca.

“Foi um primeiro encontro para falarmos sobre a Presidência e as principais questões políticas e internacionais que estão a mesa”, afirmou José Maria Neves, adiantando que ele e Jorge Carlos Fonseca vão ter a oportunidade de fazer um último encontro, nas vésperas da tomada de posse, para a passagem dos dossiês.

Para José Maria Neves, além de cortesia, a visita serviu para a troca de impressões sobre a situação política nacional e internacional, tendo os dois discutido alguns pontos da agenda a nível do país e além fronteiras.

Posse em novembro

Para o acto de posse, segundo José Maria Neves, vão ser convidados os Presidentes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assim como da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), além de várias personalidades nacionais e estrangeiras.

Solicitado a pronunciar-se sobre que dossiês merecerão a sua melhor atenção, assegurou que o Presidente deverá estar atento a todas as questões essenciais do país, pelo que “todos os dossiês merecerão a melhor atenção do Presidente da República”.

Sobre os nomes para os chefes da Casa Civil e Militar assegurou que na próxima semana deverão ser anunciados.

Neves reforçou aquilo que vem transmitindo desde o início da sua campanha eleitoral, garantindo que será um Presidente “que une, cuida e protege, mas sobretudo um Presidente que vai garantir a estabilidade institucional e política, que é um recurso estratégico para o país”.

Reiterou ainda os seus propósitos de ser um Presidente que vai colaborar com o Governo e as autoridades locais para que sejam encontradas as melhores soluções para Cabo Verde.

“Cabo Vede pode contar comigo, assim como o Governo que é escolhido pelo povo e tem as suas responsabilidades constitucionais para governar o país”, indicou, acrescentando que as autoridades locais “devem contar com um presidente parceiro e amigo, que vai sugerir e vai trabalhar com todos para encontrarmos as melhores soluções”.

Referindo-se à Constituição da República, prometeu continuar o “excelente trabalho” iniciado pelo Presidente Jorge Carlos Fonseca, no sentido de se criar “uma cultura da Constituição e de respeito pela lei magna do país, já que, conforme sublinhou, “só há democracia quando respeitamos escrupulosamente as regras do jogo democrático”.

A par do encontro do Presidente cessante e do Presidente eleito, estiveram reunidas também as primeiras-damas, Lígia Fonseca e Débora Katiza Carvalho.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top