PUB

Santiago

Elizabete Alves é nutricionista funcional, natural do concelho da Praia

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, alerta-nos para o perigo da ingestão desregrada das chamadas bebidas detox, muito utilizadas actualmente para perder peso.

O seu uso excessivo, conforme nos diz, em vez de ajudar, pode causar problemas de saúde indesejados.

São geralmente bebidas recomendadas para pessoas que sofrem de retenção de líquido, tendo em conta as suas funções desintoxicantes para o organismo. Entretanto, o efeito pode ser contrário, se utilizado em excesso.

“Quando usado de forma excessiva e desregulada pode causar vários danos ao organismo, como a deficiência de nutrientes e a desregulação do intestino, o que pode levar a mais produção de toxinas”, explica.

Bastante usadas para quem quer perder peso, Alves alerta que “as bebidas detox auxiliam sim na perda de peso, mas quando aliadas a outras mudanças”, nomeadamente uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Pessoas que sofrem de alguma doença crónica, gestantes, crianças e adolescentes também devem ter cuidado ao ingerir esse tipo de bebida. Em excesso, pode ainda causar desregulação hormonal.

Uma boa desintoxicação pode ser feita sem recurso a bebidas consideradas milagrosas. Beber muita água e dormir de forma adequada são as regrinhas básicas indicadas por esta profissional.

PUB

PUB

PUB

To Top