PUB

Santiago

Praia: Mulheres de Calabaceira querem contribuir para o desenvolvimento da comunidade

Associação de Mulheres Caminho e Progresso de Calabaceira (AMCPC), criada há 11 anos, tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das famílias e moradores deste bairro da cidade da Praia. Com intervenções em várias áreas, a presidente Maria de Jesus Mendes Semedo, “Zeza”, considera que uma associação comunitária não precisa necessariamente de dinheiro para realizar as suas actividades, porque este é um trabalho acima de tudo “social”.

Depois de entrar na reforma, a professora Maria de Jesus Mendes Semedo conta que juntou-se a um grupo de mulheres que se dedicava a actividades como renda, bordados, costuras, entre outras, como forma de ocupação dos tempos livres.

Com o aumento de integrantes, juntas, decidiram criar um grupo de batuque, denominado Nova Alegria de Calabaceira,
constituído por por homens e mulheres.

“Tendo em conta o grande número de integrantes, um companheiro nosso sugeriu que criássemos uma associação, e assim surgiu a Associação de Mulheres Caminho e Progresso de Calabaceira (AMCPC), que tem desenvolvido trabalhos com crianças, jovens e idosos”, afirma.

Covid-19, reabilitação de casas e centro multiusos
A presidente recorda que no início da pandemia a AMCPC esteve “muito reservada”, mas sempre foi fazendo “trabalhos à
distância”.

Zeza Semedo revela também que a AMCPC já contribuiu para a reabilitação de mais de 34 casas, 28 casas de banho e, neste momento, tem um projecto em carteira, junto da Câmara Municipal da Praia, para a reabilitação de mais de 10 casas de banho em Calabaceira.

Ainda no âmbito desta parceria, prevê-se a reabilitação de “uma infraestrutura degradada que não está em uso e que vai
ser transformada num centro multiusos, pois até ainda não temos um espaço próprio”.

Apesar de no momento terem poucos parceiros, Zeza afiança que, mesmo sem financiamento, a Associação das Mulheres de Calabaceira não deixa de trabalhar, fazendo o que está ao seu alcance para a melhoria de vida da sua comunidade.

“Existe uma verdade: este é um trabalho social que podemos fazer com ou sem dinheiro”.

Projectos para “Praia Empreender Jovem”
Neste momento, a AMCPC está a terminar uma formação onde os participantes elaboraram o seu plano de negócio para ser entregue no programa Praia Empreender Jovem.

“Durante a pandemia muitas pessoas sofreram uma grande queda nos seus rendimentos, então, queremos ver formas de ajudar mulheres e jovens a retomarem as suas actividades na normalidade a fim de não ficarem dependentes de apoios vindos da associação ou de outros meios. Queremos que sejam capazes de ter os seus próprios meios e financiamentos de modo a viverem de maneira autónoma e condigna”, sublinha a presidente.

Outras actividades
No dia 14 deste mês, o grupo de batucadeiras Nova Alegria vai participar num intercâmbio com a sua congênere Raiz de São Jorge dos Órgãos.

Mais à frente, 21 de Novembro, a AMCPC realiza uma conversa aberta com a comunidade sobre a luta contra a violência
baseada no género – “um fenómeno que parece crescer a cada dia”. O mês de Novembro vai fechado com o rasteio do cancro de mama e útero a acontecer em Calabaceira no dia 28.

Em Dezembro, mês dedicado às crianças, Zeza avança que se está a trabalhar num projecto que consiste em ministrar aulas de música e futebol para 60 crianças da localidade, assim como a distribuição de presentes no Natal.

Apesar dos trabalhos já desenvolvidos, Zeza Semedo reconhece que ainda há muito por fazer, uma vez que é grande o número de pessoas que precisam de apoios.

Assim, devido à falta de patrocínios não possível chegar a todos pelo que, como faz saber, a prioridade passa por “por atender
aqueles que se encontram em situação de maior urgência.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 741, de 11 de Novembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top