PUB

Covid-19

Até Março de 2022: OMS prevê mais 700 mil mortes na Europa 

A Delegação Regional da OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que a Pandemia de  COVID-19 poderá provocar mais 700 mil mortes, só na Europa, até Março de 2022, caso a tendência actual se mantenha. O número acumulado de óbitos deverá aumentar de 1,5 para dois milhões.

As projecções da OMS – avança o portal cnnbrasil.com.br -, sugerem que 25 países da Região Europeia, que a Organização do Sistema das Nações Unidas – composta por 53 Estados da Europa e da Ásia Central –, correm o risco de registar falta de camas hospitalares e 49 terão, até Março, uma situação de grande ou extrema sobrecarga dos Serviços de Cuidados Intensivos.

“Para conviver com este Vírus e continuar com o nosso dia-a-dia, precisamos ir além da Vacina. Isto significa receber as doses padrão [da Vacina] e um reforço, se necessário, mas, também, incorporar medidas preventivas nas nossas rotinas”, afirmou o director Regional da OMS-Europa, Hans Kluge.

Entre as medidas, Kluge aponta o uso de máscaras de protecção individual em espaços fechados, a higienização das mãos, a ventilação dos espaços, a manutenção do distanciamento físico ou o hábito de cobrir a boca com o antebraço ao tossir.

Estes gestos ajudam a “evitar tragédias desnecessárias e perdas de vidas”, além de limitarem os transtornos na sociedade, destacou o director da OMS-Europa.

A Organização defende, ainda, a combinação dessas medidas com intervenções de Saúde Pública, como a implementação do Certificado COVID-19 (Documento que comprova que a pessoa foi vacinada ou fez um Teste com resultado negativo nas 48 horas anteriores), o isolamento de quem tem sintomas, a realização de testes de rastreio e a aplicação de quarentenas.

A Região Europeia continua muito vulnerável à pandemia, destaca a OMS.

Preocupações 

 Na semana passada, o número de mortes diárias duplicou, para as quarto mil e 200, e o número de vítimas mortais, desde o início da Pandemia, ultrapassou 1,5 milhões de pessoas, podendo este valor – de acordo com as projecções actuais -, crescer para 2,2 milhões, até à Primavera.

De acordo com o Instituto de Indicadores e Avaliação de Saúde, responsável por fornecer dados à OMS, a COVID-19 é, actualmente, a principal causa de morte na Região Europeia.

A rápida transmissão do novo Coronavírus deve-se, segundo a Organização, a vários factores, com destaque para: o domínio da Variante Delta (estirpe do Coronavírus SARS-CoV-2 mais contagiosa e perigosa), o levantamento das restrições em todos os Países, a descida das temperaturas e o consequente aumento de reuniões em espaços fechados e o grande número de pessoas ainda não vacinadas. 

Efeitos 

Mais de mil milhões de doses foram administradas na Europa, onde 53,5 por cento (%) da população total já completou o esquema vacinal, mas o número implica grandes diferenças entre Países, ou seja: enquanto alguns ultrapassam os 80% da população vacinada, outros não chegam aos 10%.

Por isso, a OMS lembra que as vacinas “são fundamentais” para prevenir a forma mais grave da doença e a morte, e alerta que é necessário aumentar as taxas de imunização, tendo em conta que tudo indica que a protecção proporcionada pela vacinação está a diminuir.

A COVID-19 já provocou, pelo menos cinco milhões 156 mil 563 mortes em todo o Mundo, entre mais de 257,51 milhões infecções pelo novo Coronavírus, registadas desde o início da Pandemia.

COVID-19 é uma Doença Respiratória, provocada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019, em Wuhan, uma Cidade do Centro da China, e, actualmente, com variantes identificadas em vários países.

PUB

PUB

PUB

To Top