PUB

Política

São Domingos: Plataforma para economia social e desenvolvimento sustentável estabelece parceria com o município

A Plataforma para Economia Social, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, vai colaborar com a Câmara Municipal de São Domingos em projetos de interesse mútuo, nomeadamente programas e projetos de desenvolvimento local.

Segundo um protocolo rubricado com a Câmara Municipal de São Domingos no último fim-de-semana, esta organização não-governamental, independente e sem fins lucrativos, compromete-se a mobilizar recursos e parcerias para o cofinanciamento de programas e projetos em diversas áreas de desenvolvimento local.

Conforme o Protocolo rubricado pelo edil Isaías Varela e por Victor Manuel Pinheiro Lopes, Presidente da referida Plataforma, esta ONG compromete-se a “envolver as Organizações não Governamentais (ONG’s) e Associações Comunitárias na agenda de desenvolvimento local, criando mais espaços de participação ativa nas decisões estratégicas de desenvolvimento do município”.
O protocolo, que tem a duração de dois anos, estabelece outras ações a serem levadas a cabo, designadamente parcerias com as Associações Comunitárias e ONG’s em todos os casos em que essas ações serão implementadas nas comunidades para o benefício dos respetivos integrantes.

Estão ainda previstas diversas ações de capacitações e o financiamento de projetos com vista ao reforço da capacidade institucional das Associações Comunitárias e ONG’s.

Uma parceria oportuna

Para o edil Isaías Varela esta parceria é oportuna porquanto os eixos estratégicos do Protocolo assinado estão em sintonia com a visão do Programa Eleitoral da atual equipa camarária que almeja “um concelho atrativo e competitivo, com forte dinâmica económica, assente numa base produtiva consistente e sustentável, promotora da igualdade e geradora de oportunidades e rendimentos e de empregos dignos que respondam às aspirações da sua população”.

O autarca também destacou o eixo estratégico que visa reforçar as competências locais, nomeadamente, “através da capacitação das lideranças locais, formação técnica e profissional de jovens e mulheres, criação de equipamentos sociais, e troca de experiências nos domínios das ciências e das tecnologias”.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos referiu-se igualmente à promoção de ações para “fomentar unidades de produção agroindustrial, modernização da agropecuária por meio de instalação de sistema de rega localizada, de estufa, de hidropónica e de unidades de criação de animais de pequeno porte e microcrédito para as mulheres chefes de família e jovens empreendedores com vista a criar condições de autoemprego e empregabilidade”.

A nível das atividades que contribuem para a proteção e valorização do ambiente e melhoria de condições de habitação e habitabilidade das famílias, Isaías Varela enumerou ações como a “promoção do eco–turismo familiar, introdução de energias renováveis (solar), plantação de árvores de frutas, proteção de solos contra erosão, construção e reabilitação de moradias das famílias de parcos recursos, instalação de água domiciliária e de sistemas de armazenamento”.

Plataforma São Domingos

Constituída a 10 de outubro de 2021, a Plataforma para Economia Social, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia está sediada em São Domingos e tem como objetivo realizar e apoiar ações, eventos, cursos, projetos e programas nas áreas de economia social, entre outras.

Sustentabilidade, comunicação, cidadania e participação social, políticas publicas, educação ambiental, planeamento urbano e rural, agenda 2030, direito ambiental, gestão de resíduos, recursos hídricos e meio ambiente e gestão de espaço verde urbanos e rurais são outras áreas de intervenção desta ONG.

PUB

PUB

PUB

To Top