PUB

Cultura

Novo livro de José Vicente Lopes sobre a fome apresentado hoje no Sal

“Cabo Verde, um corpo que se recusa a morrer, 70 anos contra fome, 1949 – 2019”, o novo livro de José Vicente Lopes, vai ser apresentado esta quinta-feira, 25, na ilha do Sal. A apresentação, a cargo de Josiano Nereu, terá lugar no Paços do Concelho, pelas 18 horas.

O livro, do escritor e jornalista José Vicente Lopes, faz um retrato das crises de fome que assolaram o país até 1949, ano que também ficou marcado pelo Desastre da Assistência que matou, oficialmente, 232 pessoas.

Um livro que surge numa altura em que, por força da covid-19, o espectro da fome volta a ensombrar estas ilhas.

O autor fala das crises de fome que Cabo Verde foi registando até 1949, devido a razões climatéricas, mas também à forma como a vida estava organizada neste arquipélago, enquanto colónia portuguesa.

“A crise de 1947-49 fica marcada no tempo pelo Desastre da Assistência, que ocorreu na cidade da Praia a 20 de Fevereiro de 1949. É a partir dessa tragédia que o quadro começa a mudar, através, nomeadamente, de uma gestão mais cuidada da questão alimentar neste arquipélago”, sublinha o autor.

“Entre outras razões, o quadro internacional mudou na altura, em primeiro lugar com o fim da Segunda Guerra Mundial e, em segundo, pela criação da Organização das Nações Unidas (ONU), que passou a exigir contas às potências coloniais da gestão dos territórios ultramarinos na sua posse”.

Além de trazer factos, silenciados pela censura do Estado Novo, regime de António de Oliveira Salazar que durou em Portugal entre 1932 e 1974, este novo livro do autor de “Os bastidores da independência” faz também uma ponte com a realidade actual, mostrando o que foi sendo feito nos últimos 70 anos, para que o país não mais sofresse com as crises de fome.

O livro, de cerca de 300 páginas, foi apresentado na Cidade da Praia, no passado dia 18 de Novembro, na Assembleia Nacional.

Adicionar um comentário

Faça o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUB

PUB

To Top