PUB

Desporto

Basquetebol/ Mundial’23: Cabo Verde volta a perder, mas mantém esperança no apuramento

Imagem: FIBA

A seleção nacional de basquetebol sénior masculina perdeu, este domingo, contra o Mali por 58-64, na última jornada da primeira volta da qualificação africana para o Mundial 2023, disputada em Benguela, Angola.

Após a derrota (77-74) já no fim da partida desde sábado frente o Uganda, os comandados do selecionador Mané Trovoada sofreram nova derrota, este domingo, desta vez diante do Mali por 58-64.

Na partida, que teve início às 12h00 no Pavilhão Multiusos Acácias Rubras, em Benguela, o selecionador optou por fazer uma alteração no “cinco” inicial em relação ao jogo de ontem com o Uganda.

Sendo assim, Cabo Verde começou o encontro com Ivan Almeida, Michel Mendes, Fidel Mendonça, Jeffrey Xavier e Keven Gomes, em substituição de Joel Almeida que começou no banco. Apesar de alguma rodagem de jogadores do lado nacional promovida por Trovoada, os malianos foram ligeiramente superioridade e terminaram o primeiro período em vantagem (12-17). No período seguinte a seleção nacional esteve mais equilibrada e eficaz, ainda assim, chegou ao intervalo a perder por três pontos (30-33).

No terceiro quarto os cabo-verdianos voltaram a correr atrás do prejuízo (49-47) e, no derradeiro, a eficácia concretizadora e defensiva do Mali ditou o resultado final (58-64).

Do lado de Cabo Verde, destacaram-se o extremo Ivan Almeida (16 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências) e o poste Ailton Marques (9 pontos e 6 ressaltos). Pelos malianos brilharam Benke Diarouma (11 pontos, 7 ressaltos e 1 assistência) e Ibrahim Djambo (9 pontos e 7 ressaltos).

Nigéria vs. Uganda, às 18h00

O outro encontro do grupo, que coloca frente a frente as seleções da Nigéria e do Uganda, ambas com uma vitória e uma derrota, tem o início agendado para logo mais às 18h00.

A segunda mão de qualificação africana de acesso ao mundial regressa apenas em julho do próximo ano, onde Cabo Verde irá defrontar a Nigéria, na quarta jornada do grupo, em local ainda a definir.

Já o Campeonato Mundial de basquetebol realiza-se de 25 de agosto a 10 de setembro de 2023 e terá a organização tripartida entre as Filipinas, o Japão e a Indonésia.

Classificação ‘Grupo A’:

1.º Mali (5 pontos);

2.º Cabo Verde (4);

3.º Nigéria (3);

4.º Uganda (3).

PUB

PUB

PUB

To Top