PUB

Política

Eleições PAICV: Rui Semedo defende um “projeto integrador” para o futuro do partido

O candidato à presidência do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, PAICV, Rui Semedo, propõe um “projeto integrador”, que envolva os militantes, mobilize e prepare o partido para novos desafios.

Rui Semedo fez esta declaração à imprensa, à margem da apresentação oficial de candidatura a presidente do PAICV, ato que teve lugar na Assembleia Nacional.

Na ocasião, não confirmou se era ou não o único candidato, porque, segundo indicou, as candidaturas têm um prazo para serem entregues, e até lá poderão surgir novas propostas de candidatos.

“Pretendo apresentar um projeto integrador, que envolva a todos e que mobilize o partido que o prepare para os desafios futuros”, assumiu.

2026 em aberto

Questionado se o projeto poderia ser encarado para os desafios das eleições de 2026, explicou que os presidentes dos partidos são eleitos por um mandato, neste caso por três anos, onde serão submetidos a avaliações dos militantes e, a partir daí, se decide um novo projeto que tenha por base uma nova etapa.

“Ainda é cedo para falar de 2026, teremos as eleições autárquicas de 2024, teremos também um novo congresso e daí se pensar, de forma mais profunda, nas perspetivas de 2026”, considerou.

Sobre as candidaturas múltiplas no seio dos partidos, Semedo frisou não haver mal nenhum neste sentido, já que essas manifestações mostram a expressão da liberdade e democracia interna, da disponibilidade dos militantes se apresentarem para dar corpo a projetos alternativos de liderança.

Por outro lado, assinalou, se não houver candidaturas múltiplas significa que, num determinado momento, numa determinada etapa há uma convergência em torno de um projeto que não justifique a disputa.

As eleições internas do PAICV para a escolha do novo líder serão realizadas no dia 19 de dezembro, sendo que, até agora, Rui Semedo é o único candidato a manifestar disponibilidade.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top