PUB

Economia

Portugal foi o maior emissor de turistas para Cabo Verde entre Julho e Setembro

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), hoje revelados, mostram que Portugal dominou, entre Julho e Setembro, o mercado emissor de turistas para Cabo Verde. No mesmo período, a ilha do Sal continuou a ser a preferida de quem nos visita, com a taxa de acolhimento a representar 53,6% da procura. 

No terceiro trimestre de 2021, ou seja, entre Julho e Setembro, os estabelecimentos hoteleiros acolheram cerca de 47.398 hóspedes, representando, segundo o INE, uma variação positiva de 1.180,7%, face ao período homólogo do ano passado.

Já as dormidas atingiram 234.354 no mesmo período, traduzindo-se numa variação positiva de 3.094,9%, em relação ao 3º trimestre de 2020.

Se atentarmos à análise por tipo de estabelecimento hoteleiro, os hotéis continuam a ser os mais procurados, representando 90,2% do total das entradas. Seguem-se-lhes as pensões com 3,8%, as residenciais com 2,7% e os hotéis-apartamentos com 1,8%.

No que toca às dormidas, os hotéis representam 94,9%, as pensões com 2,2%, as residenciais com 1,7% e os hotéis apartamentos com 0,7%..

Os dados mostram ainda que a ilha de Sal continua a ser a mais procurada, com maior acolhimento, abarcando 53,6% do total das entradas no país, seguida de Santiago com 24,2%, e das restantes ilhas, que, juntas, só absorveram 7,9%, no período em análise.

Em relação às dormidas, Sal lidera com 73,8%, Santiago com 9,0% e Boa Vista passou a ocupar o terceiro lugar com 8,4%.

No trimestre em análise, o principal mercado emissor de turistas foi Portugal com 28,0% do total das entradas. A seguir vêm Alemanha, França, Estados Unidos e Bélgica+Holanda (Benilux) responsáveis por, respectivamente, 4,0%, 3,8%, 3,0% e 2,2%, do total das entradas.

Relativamente às dormidas, Portugal continua a ocupar o primeiro lugar, com 34,3% do total, seguido da Alemanha com 5,4%, França com 2,9% e Bélgica+Holanda (Benilux), com 2,3%.

De notar que, até à pandemia, o mercado emissor de turistas era dominado pelos ingleses, cenário que mudou devido às restrições daquele país.

Entretanto, recentemente, desde que Cabo Verde saiu da lista vermelha da covid-19 do Reino Unido, que, conforme revelou esta semana o administrador do Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV) Francisco Martins, “começou a ter “uma das maiores procuras” a nível da região”.

Conforme essa fonte, estão inclusive confirmadas reservas para Natal e fim do ano para os grandes hotéis e resorts do país.

PUB

PUB

PUB

To Top