PUB

Cultura

Fogo:  Socialização do anteprojecto de lei que institucionaliza o Dia Nacional da Talaia Baxu

Os deputados do MpD, pelo círculo eleitoral do Fogo, e os músicos da ilha, realizam neste sábado,8, um encontro para a socialização do anteprojecto de lei que institucionaliza o Dia Nacional da Talaia Baxu.

Segundo o deputado do Movimento para a Democracia (MpD), pelo círculo eleitoral da ilha, Filipe Santo, o encontro irá decorrer numa das unidades hoteleiras de São Filipe, na tarde deste sábado, 8.

“O anteprojecto de lei, que vai ser objecto de socialização com os músicos da ilha, justifica a institucionalização do Dia Nacional da Talaia Baxu pelo facto deste género ser uma das “melhores manifestações artísticas, culturais e musicais da ilha do Fogo, de Cabo Verde e da imensa diáspora” sublinhando ainda que este é o género que “mais identifica e caracteriza” a ilha.

Reconhecimento

De acordo com o documento, Talaia Baxu, nasceu nos contextos populares mosteirenses nos finais do século XIX, mas em todo o território encontrava-se presente nos momentos de convívio e lazer, manifestando-se de forma espontânea.

O anteprojecto de lei que será submetido à Assembleia Nacional, faz ainda o enquadramento histórico de Talaia Baxu e um conjunto de figuras associadas a este género, desde o século XIX, até aos dias de hoje.

A instituição do Dia Nacional de Talaia Baxu visa de entre outros objectivos reconhecer a Talaia Baxu como um dos melhores géneros musicais, artísticas e culturais de Cabo Verde e levar o Governo a reconhecê-lo como um dos géneros musicais que possui todas as condições e qualidades para ser o património imaterial nacional.

Homenagear os homens e as mulheres que emprestaram toda a sua classe, criando, cantando e compondo para salvaguardar todo esse riquíssimo legado histórico, chamar atenção da sociedade, particularmente, os jovens para continuarem a compor, interpretar e valorizar este género, promover esta arte musical em todos os sectores da sociedade civil e a sua internacionalização, são outros dos objectivos.

Com esta iniciativa pretende-se igualmente divulgar os diferentes estilos musicais de Talaia Baxu e aplicar os ideais da Unesco, através da Talaia Baxu, como a paz, amizade e união entre as pessoas, sobretudo, entre os cabo-verdianos, permitindo a evolução deste género e troca de experiências.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top