PUB

Cultura

17 mil contos para melhorar circuito turístico do Património Mundial da Humanidade

A Cidade Velha vai ser contemplada com três projectos fundamentais para a nova dinâmica do seu circuito turístico, num montante global de aproximadamente 17 mil contos, um valor suportado por financiamentos internacionais para a valorização do Património Mundial da Humanidade.

Entre eles, consta a reabilitação do Forte São Veríssimo, um monumento pouco conhecido dos cabo-verdianos, construído nos finais do século XVI, que terá sido utilizado como plataforma de tiro, tendo várias estruturas de defesa de constantes ataques de piratas.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), este projecto tem na sua essência, a recuperação, reabilitação e a apresentação do Forte São Veríssimo como um destino visitável e a sua reintrodução no circuito histórico, envolvendo ainda o enquadramento da família, que vive parcialmente deste monumento.

A reabilitação desta memória histórica na Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, vai ser financiada pelo Fundo Mundial para o Património Africano, em 15 mil dólares.

Dentre os projectos, consta ainda o Programa de Empreendedorismo em Sítios do Património da Humanidade, financiado pelo UNESCO, através da Cooperação Japonesa, em 110 mil dólares e a Cidade Velha que se afigura como uma escolha restrita de cinco sítios, de entre uma larga candidatura pelo mundo.

O Governo diz que pretende com esta iniciativa, financiar um conjunto de projectos ligados ao empreendedorismo, ao artesanato, às guias históricas, à reabilitação de pequenos negócios ligados ao souvenir e circuitos históricos.

Já o projecto da musealização das ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída entre 1466 e 1470, referenciada como a primeira construída de pedra e cal e que serviu de oratório para os habitantes senhoriais sediados no bairro de São Pedro, é financiado parcialmente pelo Instituto Camões em 15 mil euros.

Obras iniciam ainda em janeiro

Segundo o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente que visitou Cidade Velha esta quarta-feira,12, as obras destes três projectos fundamentais para a nova dinâmica do circuito turístico em Cidade Velha arrancam no final deste mês de janeiro, começando pela restauração do Forte São Veríssimo.

Já os editais para o Programa de Empreendedorismo vão ser já lançados, para que os jovens empreendedores da Cidade Velha possam apresentar a sua candidatura, com projectos capazes de criar pequenos nichos de negócios ligados ao centro histórico e ao circuito turístico da Cidade Velha.

Quanto ao projecto da musealização das ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o governante disse que está a formalizar a doação à Diocese de Santiago, por forma a iniciar as obras.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top