PUB

Fogo

São Filipe: Festividades do Dia do Município, da Bandeira e do centenário da elevação a cidade condicionadas pela pandemia

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe diz que as festividades do Dia do Município, da Bandeira e do centenário da elevação de São Filipe a cidade, estão condicionadas pela pandemia da covid-19 e o estado de contingência. As edições de 2020 e 2021 “também” não aconteceram.

Apesar de se estar a cerca de quatro meses das festas do Dia do Município e da Bandeira, e a seis meses do centenário, Nuías Silva, admitiu que de “uma forma ou de outra, a situação sanitária impacta a comemoração que pretende para centenário e para festas de São Filipe”.

Tendo em conta que para o mês de Janeiro, algumas actividades e manifestações de maior dimensão foram suspensas, a câmara diz que vai concentrar-se nas actividades que poderá ter mais controlo.

“A festa de São Filipe é para daqui a cerca de quatro meses e acho que até lá teremos as condições de realizar uma festa à altura daquilo que pretendemos”, considerou o presidente, sublinhando que a situação sanitária condiciona porque “há imprevisibilidade e traz alguma incerteza na negociação com figuras de cartaz”.

Confiante, Nuías Silva acredita que se vai realizar as festas de São Filipe como a do centenário da elevação de São Filipe, eventos estes que dignificam o município e a ilha, sublinhando que a festa do centenário já começou com uma programação/agenda que permite a participação de toda a sociedade.

“Mas tudo isso está nas mãos de cada um e de todos nós, devemos cumprir as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades, como a vacinação, uso de máscara e outros, e com isso ter a capacidade de ultrapassar esta fase menos positiva que estamos a atravessar”, disse.

De relembrar que a pandemia da covid-19, não deixou acontecer as edições 2020 e 2021 das festas do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.

Tendo em conta o estado de contingência que ainda vigora no país, proibindo sobretudo ajuntamento na via pública em todo o país, as festas de Banderona, na localidade de Campanas de Baixo, foram canceladas pelo segundo ano consecutivo.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top