PUB

Educação

Concurso de recrutamento de professores passa a contemplar licenciados em ciências da educação – ministro

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, garantiu, no Mindelo, que o próximo concurso de recrutamento de docentes será lançado brevemente e vai contemplar os licenciados em Ciências da Educação, que não tinham sido abrangidos nos concursos anteriores.

Amadeu Cruz, que falava durante uma visita à Escola Secundária Jorge Barbosa, explicou que o processo está “praticamente concluído”, os regulamentos estão a ser validados, neste momento, e que o mais tardar, até o início da próxima semana, será publicado o anúncio do concurso.

“De facto vamos contemplar os licenciados em Ciências da Educação. Eles podem apresentar candidaturas para o ingresso na carreira de docente”, afirmou o ministro, quando questionado pela Inforpress sobre as críticas dos licenciados nesta área que há anos não são incluídos nos sucessivos concursos lançados pelo Ministério da Educação.

O governante assegurou, igualmente, a intenção de resolver as pendências da classe docente até 2023, principalmente a reclassificação de professores que obtiveram o grau de licenciatura ou outros graus académicos em 2016, cuja lista “será publicada brevemente”.

“A lista já foi consensualizada, esteve a circular, os sindicatos e os próprios professores tiveram um conhecimento prévio e, neste momento, está em processamento administrativo entre os vários ministérios.  Mas a responsabilidade é do MED, eu assumo aqui o nosso compromisso e responsabilidade em resolver as pendências com reclassificações, atribuição de subsídios pela não redução da carga horária e lançar um olhar aos reformados até 2023”, projectou.

Sobre a visita que efectuou à Escola Secundária Jorge Barbosa, Amadeu Cruz destacou a “adesão grande dos jovens e adolescentes ao programa de vacinação” e garantiu que “as escolas em São Vicente e em Cabo Verde, de uma forma geral, são locais seguros porque toda a comunidade educativa tem feito um esforço “enorme” para manter as normas de segurança sanitária”.

C/ Inforpress 

PUB

PUB

PUB

To Top