PUB

Economia

Fórum Pensar São Vicente 2035: Transformar ilha do Monte Cara numa plataforma de serviços

Os participantes do Fórum Pensar São Vicente 2035, a decorrer desde ontem nessa ilha, abordam ao longo do dia de hoje, 20 de Janeiro, os vários projetos de desenvolvimento “em curso” e “previstos”, além dos “prementes” para São Vicente. O encontro acontece em simultâneo em três das quatro naves mandadas erguer na zona da Ribeira de Julião.

Ontem, na abertura oficial, em cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, este enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal de São Vicente (CMSV), dizendo que é “com otimismo” que o encara e partilha com os são-vicentinos o futuro da ilha.

UCS indicou os objetivos do governo para São Vicente, mencionado os investimentos em curso e os que já foram implementados, citando como exemplos a requalificação da praia da Baía das Gatas, a construção do terminal de cruzeiros, a zona económica, a escolha do Mindelo para acolher a Ocean Race prevista para Janeiro 2023, parque tecnológico de São Vicente, entre outros.

“Pretendemos transformar São Vicente numa plataforma de produção de bens e serviços marítimos, culturais e logísticos, valorizar as suas complementaridades e posicionar São Vicente como um destino turístico dinâmico com ofertas diversificadas”, frisou.

Para finalizar o seu discurso, UCS destacou o tema regionalização como um grande tema para ser debatido, solicitando modelos de governança alternativos.

Boa execução

Ao intervir também no acto, o presidente da CMSV, Augusto Neves, afirmou-se “convicto” de que as reflexões desenvolvidas e as recomendações saídas do fórum “irão melhorar o ambiente da ilha, imprimindo uma nova dinâmica, exigindo a sua boa execução”.

Como tratou de salientar, o envolvimento e a participação de todas as partes interessadas no desenvolvimento de São Vicente é fulcral, daí esperar com este fórum “a participação da sociedade civil, do setor público e privado, especialistas nacionais e estrangeiros para juntos refletirmos e construirmos um consenso regional para o desenvolvimento e modernização da ilha do porto grande”.

Por fim, para a presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, Dora Pires, a ilha precisa ser projetada para um outro patamar e acredita que o fórum poderá ajudar neste sentido.

“Muitas vezes paramos, pensamos e chegamos à conclusão que a ilha parou no tempo. Com a organização deste fórum estamos esperançosos e almejamos que saia daqui ideias projetos para dar um novo rumo para São Vicente”, disse Dora Pires.

Importa referir que o evento, a cargo da CMSV, acontece na Ribeira de Julião, em espaço próprio construído no local dos concursos “kolá San Jon”.

O encontro, que se prolonga até amanhã, sexta-feira,21, pretende “pensar” e “projetar” o futuro de São Vicente numa perspetiva de médio e longo prazo. Para tal, foram criados vários painéis assentes em mais de 60 temas. Em termos “logísticos”, as discussões vão decorrer de forma simultânea em quatro “naves”, sendo que uma destas destina-se às refeições.

Louisene Lima (Estagiária)

PUB

PUB

PUB

To Top