PUB

Cultura

Candidaturas Prémio Literário Pedro Cardoso até 16 de Abril

Para incentivar e promover a escrita literária em língua cabo-verdiana, na vertente da ilha do Fogo, a Câmara Municipal de São Filipe lançou nesta quinta-feira,20, o Prémio Literário Pedro Cardoso. A primeira edição foi apresentada no quadro da programação comemorativa dos 100 anos da elevação de São Filipe à categoria de cidade.

Instituído pela Câmara Municipal de São Filipe, o prémio literário Pedro Cardoso pretende distinguir um dos expoentes do nativismo cabo-verdiano e da luta cívica emancipadora, assim como um dos grandes cultores da língua cabo-verdiana, segundo o presidente da câmara, Nuías Silva.

No acto de lançamento do prémio, realizado esta quinta-feira,20 de janeiro, nas instalações da Casa das Bandeiras, o autarca são fIlipense, avançou que a institucionalização do prémio literário Pedro Cardoso, além de homenagear esta personalidade, visa incentivar e promover a escrita literária em língua cabo-verdiana na vertente da ilha do Fogo.

“Enquanto promotora, a Câmara Municipal espera, também com esta iniciativa cultural e cívica descobrir novos valores literários, tanto no Fogo, em todo o arquipélago, como na diáspora”, referiu o presidente da câmara de São Filipe, assegurando que o prémio é anual e com abrangência nacional.

Inscrições até 16 de Abril

As inscrições para o prémio decorrem a partir de hoje até 16 de Abril, sendo que os trabalhos concorrentes nos géneros da poesia e do ensaio vão ser apreciados por um júri, entre 23 de Abril e 23 de Junho, já que o mesmo será entregue a 12 de Julho, dia da celebração do centenário da cidade.

Depois de fazer referência à personalidade do patrono do prémio, Pedro Monteiro Cardoso, como poeta e ensaísta, professor e jornalista, o presidente da câmara salientou que o programa comemorativo do centenário terá de incluir a dimensão pedagógica e cívica, interpelando não só ao reconhecimento das personagens centrais da cidade como ao conhecimento das novas gerações no impulso da requalificação da identidade colectiva.

Mais dois prémios por vir

Ainda no quadro da comemoração do centenário mais dois prémios serão criados, nomeadamente o prémio literário Dr. Henrique Teixeira de Sousa, orientado para o romance e o ensaio científico, e o prémio B. Léza, se possível, em parceria com a autarquia de São Vicente e o alto patrocínio da Presidência da República.

Igualmente, a câmara está a equacionar a questão ligada à “casa-museu” Pedro Monteiro Cardoso, assim como a realização de uma extensão do Festival de Literatura – Mundo que traz anualmente escritores internacionais à ilha do Sal.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top