PUB

São Vicente

Amadeu Oliveira em silêncio à chegada ao Tribunal da Relação de Barlavento 

O deputado e advogado Amadeu Oliveira já está a ser ouvido pelo Tribunal da Relação de Barlavento, no Mindelo, em audiência contraditória preliminar, com vista a evitar a sua sujeição ao julgamento.

Como o previsto, Amadeu Oliveira chegou por volta das 9 horas, sob escolta policial. À chegada não disse nada à comunicação social que o aguardava, encontrando-se neste momento ainda dentro do tribunal.

Alegando a falta de espaço no tribunal, a audiência contraditória preliminar está a ser à porta fechada. Esta démarche acontece a pedido de Amadeu Oliveira e dos seus advogados.

O caso

Importa referir que Amadeu Oliveira se encontra recolhido na cadeia Civil de São Vicente desde Julho de 2021. A sua prisão preventiva foi decretada no dia 20 desse mês pelo Tribunal da Relação de Barlavento, havendo quem entenda que essa detenção ultrapassou já o prazo legalmente permitido.

Eleito deputado nacional pela lista da UCID em São Vicente, Amadeu Oliveira encontra-se detido preventivamente por ter ajudado um cliente seu, Arlindo Teixeira, que se encontrava em prisão domiciliária, para o estrangeiro (França).

Com isso o Ministério Público entende que aquele cidadão, advogado e deputado nacional atentou contra o Estado de direito.

Emigrante em França, Arlindo Teixeira foi condenado, na primeira e na segunda instância, pelo homicídio de um cidadão quando se encontrava de férias na ilha de Santo Antão.

Por diversas vezes Amadeu Oliveira usou o caso daquele seu cliente como exemplo de mau funcionamento ou da existência da “não justiça” em Cabo Verde, com críticas ao comportamento dos juízes, quer os da primeira instância, quer os do Supremo Tribunal de Justiça, que acusa de serem “corruptos”.

Como por diversas vezes chegou a proclamar a justiça em Cabo Verde está “podre” e que os sucessivos governos do país se recusam a intervir num domínio tão caro aos cabo-verdianos.

PUB

PUB

PUB

To Top