PUB

Santiago

Monte Vermelho: Escavadora incendeia-se durante o horário de almoço

Uma escavadora da empresa Caiada Máquinas, que faz extração de inertes na zona de Monte Vermelho, incendiou-se esta tarde, durante a pausa dos trabalhadores para o almoço, nos arredores de Cidadela, na Cidade da Praia.

 Segundo o responsável da empresa, Graciano Carvalho, o alerta foi dado por volta das 12h45, quando a máquina incendiou-se, enquanto os trabalhadores estavam a almoçar.

A escavadora, segundo disse, não estava a trabalhar no momento do incêndio, pelo que desconfia-se que possa ter havido um curto circuito.

Graciano Carvalho acrescenta ainda que não é a primeira vez que incidentes do tipo acontecem com as escavadoras, apontando que já aconteceu em outras obras, por exemplo, no bairro de Achada Santo António.

O corpo de bombeiros foi acionado e chegaram no local cerca de 20 minutos depois, segundo os presentes.

Entretanto, o fogo acabou por atingir quase a totalidade do equipamento, pelo que o responsável fala em prejuízo total do aparelho.

Como referido, a hora do incidente não estava nenhum trabalhador a operar a escavadora, pelo que os danos são materiais.

Extração de inertes em Monte Vermelho

 Vale recordar que a extração de inertes na zona de Monte Vermelho, na Praia, assim como do Monte Calhau, em São Vicente, foi proibida em 2014, através de um despacho do então ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território, Antero Veiga (Governo do PAICV), com data de 11 de Agosto e com efeito a partir de 01 de novembro do mesmo ano.

Com a entrada do novo governo (MpD), em 2016, o Conselho de Ministros anunciou, em fevereiro de 2017, que iria reforçar as medidas de fiscalização, controlo e promoção de soluções alternativas de extração de areias.

A medida passava, segundo o porta-voz da reunião, Fernando Elísio Freire, pela suspensão imediata de toda e qualquer extração de areia nas praias nacionais.

Sem fazer qualquer referência a estes dois montes, especificamente, anunciou que, nas ilhas que não tem os mecanismos alternativos de extração de areias, o Governo pode, através de despacho conjunto dos Ministros de Economia e Ambiente, autorizar pontualmente a extração de areia, dentro de um quadro ambiental, em locais previamente definidos e com quantidades definidas.

PUB

PUB

PUB

To Top