PUB

Educação

Professor Osmar da Silva mostra que através da música também se ensina

É na comunidade encravada de Monte Trigo, em Porto Novo, Santo Antão, que Osmar da Silva dá vida ao projeto “Do-Mi-Sol”. Usar a música como ferramenta de educação é um dos grandes projetos que este professor, cantor e compositor, tem desenvolvido na Escola Básica de Monte Trigo.

Há quatro anos Osmar da Silva deixou o centro de Porto Novo para lecionar na Escola Básica de Monte, numa das comunidades mais encravadas da ilha de Santo Antão. Na bagagem levou, juntamente com a família, o mundo da música e um “mar de oportunidades” para  artistas da comunidade.

O projeto “Do-Mi-Sol” é, na verdade, uma iniciativa que une a música ao ensino. Assim, conforme explica Osmar da Silva ao A NAÇÃO, são discutidos temas interdisciplinares e de relevância na sala de aula e que são, posteriormente, filtrados e transformados em letras de música, que são gravadas na voz dos alunos, alguns até com videoclipe.

 “O projecto ‘Do-Mi-Sol’ surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma actividade que vá além do currículo e do âmbito da escola, pois não se pode ver a educação apenas como ensinar a ler e a escrever. A música, além de ser um ótimo veículo de socialização, facilita na interiorização dos conteúdos e mune os alunos de ferramentas de expressão”, diz Mack como também é conhecido o professor.

Osmar quer levar este projeto para outras escolas do município e, quem sabe do país, tendo em conta o sucesso no desenvolvimento dos alunos e da comunidade.

“Tarrafal Também é Música”

 Este projecto tem auxiliado não só a comunidade educativa de Monte Trigo, mas a todas as pessoas que vivem nesta zona, o que fez com que o professor alargasse a iniciativa, criando outro projeto denominado “Tarrafal também é música”, para mostrar que, além da pesca, a localidade também pode ser conhecida pela arte.

Assim, aos fins de semana, a sala de aula transforma-se num verdadeiro studio de música, alimentando o sonho de várias pessoas da comunidade. Temas sociais são tratados com frequência nas letras dos jovens da comunidade, que ambicionam por uma sociedade “cada dia melhor”.

O projeto Do-Mi-Sol conquistou o terceiro lugar no prémio Leciona- professor cabo-verdiano, entregue em janeiro.

PUB

PUB

PUB

To Top