PUB

Saúde

Cancro mata mais homens que mulheres em Cabo Verde

Os dados em Cabo Verde apontam que a mortalidade provocada pelo cancro tem afetado, na maioria, os homens, segundo dá conta a coordenadora nacional do Programa de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas, Carla Amado.

Segundo a responsável, o País registou em 2020, 339 óbitos provocados pela doença, em 2019, 337 mortes, sendo que em ambos os anos morreram sempre mais homens do que mulheres, vítimas, na sua maioria, do cancro da próstata.

“Isso tem acontecido principalmente com o cancro da próstata e acreditamos que o motivo esteja ligado com diagnóstico numa fase muito tardia”, explicou, sublinhando, por outro lado, que há também a necessidade desmistificar a questão relacionada com a dificuldade dos homens na procura de centros de saúde e médicos para o processo de toque.

Conforme avançou, o cancro é um problema de saúde pública, sendo das principais causas de mortalidade, mais precisamente, a terceira causa de mortalidade no arquipélago, segundo os últimos relatórios estatísticos de 2018, 2019 e 2020.

De acordo com a coordenadora, os cancros mais frequentes em Cabo Verde são o cancro da mama, da próstata, os cancros digestivos, no entanto, referiu, o cancro da mama está a ser mais frequente nos últimos anos.

Este ano o acto central das comemorações do Dia Internacional da Luta Contra o Cancro acontece na Ilha de São Vicente, sob o lema “Por cuidados mais justos”, sendo que o principal objectivo é juntar, sensibilizar parceiros e também consciencializar a população sobre essa doença e as acções para melhor prevenir, detetar e tratar a doença.

C/  Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top