PUB

Santiago

Jornalistas saem hoje à rua em protesto 

Os jornalistas e amigos dos profissionais da classe saem hoje às ruas, na Cidade da Praia, para uma manifestação pacífica, em frente à Procuradoria Geral da República, para apelarem a um Basta aos ataques à liberdade de imprensa no país. Esta sexta-feira,4, são ouvidos o jornalista Daniel Almeida e o jornal A Nação, ao que tudo indica, também acusados de desobediência qualificada, no caso que envolve a Polícia Judiciária no homicídio de Zeito Denti D´Oru, à semelhança do que já aconteceu com o jornalista Hermínio Silves e o Santiago Magazine.

A manifestação surge contra a constituição de arguidos, num processo de violação de segredo de justiça, primeiro, do jornalista Hermínio Silves e o jornal online Santiago Magazine, e, agora, também Daniel Almeida e o jornal A Nação.  Estes últimos devem apresentar-se, inclusive, esta sexta-feira, 4, na Procuradoria Geral da República, para serem ouvidos, sem saberem ainda, oficialmente, o motivo.

A iniciativa, pacífica, foi convocada pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), e é aberta a todos os profissionais da Comunicação Social e sociedade civil em geral, contra aquilo que considera ser perseguição e tentativa de silenciar a imprensa livre.

“Depois do On-line Santiago Magazine e o jornalista Hermínio Silves, o jornalista Daniel Almeida e o jornal A Nação foram constituídos arguidos pelo Ministério Público, tendo sido convocados a comparecer na Procuradoria-geral da República na sexta-feira, 04, para serem ouvidos”, justificou a AJOC, na sua convocatória.

Para esta organização de defesa da liberdade de imprensa, é preciso dar um BASTA. “Hoje são estes, mas amanhã poderão ser outros!”, alerta.

A organização apela à presença de todos, trajados com T-shirts pretas, a partir das 14h30 desta sexta-feira, 4, em frente à Procuradoria-Geral da República, na cidade da Praia.

De notar que em São Vicente, embora não haja uma manifestação formal, os jornalistas, por iniciativa própria, decidiram se reunir, à mesma hora, em frente ao Palácio da Justiça da Comarca da ilha, para mostrar apoio à causa, ainda que de forma simbólica, mostrando a união da classe.

O caso

Recorde-se que toda esta situação, contra a liberdade de imprensa, surge na sequência de reportagens publicadas nos referidos jornais, sobre o caso do homicídio do cidadão Zezito Denti D´Oru, em 2014, ao ser abordado pela Polícia Judiciária.

Os conteúdos em questão apontam o nome do actual Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, na altura Director Adjunto da PJ, como um dos elementos investigados por homicídio agravado.

Hermínio Silves e Santiago Magazine, os primeiros a reportar dados do processo, em segredo de justiça, estão acusados de desobediência qualificada. Pressupõe-se que será esta também a acusação a recair, hoje, sobre Daniel Almeida e o Jornal A Nação.

PUB

PUB

PUB

To Top