PUB

Desporto

Open Internacional de Cabo Verde em Xadrez acontece em Abril

São Vicente vai acolher o Open Internacional de Cabo Verde em Xadrez, de 22 a 30 de Abril, disputado em nove rondas por xadrezistas cabo-verdianos, mestres e campeões internacionais.

A informação foi avançada, este sábado, em conferência de imprensa, no Mindelo, pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX), Francisco Carapinha, que organiza a competição com o apoio do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

“Pretende-se, acima de tudo, fazer uma grande competição internacional de xadrez e tentar, não só a retoma das modalidades desportivas, mas, também, do turismo”, afirmou Francisco Carapinha, indicando que o turismo e o xadrez podem contribuir para esta indústria tão importante para Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, a prova deve acolher 50 participantes. A inscrição de xadrezistas cabo-verdianos será aberta desde já.

No entanto, avançou, já estão confirmados nomes de jogadores titulados como grandes mestres e campeões internacionais, a saber, Sergey Tiviakov, da Holanda, Alina l’Ami (Roménia), Johan-Sebastian Christiansen (Noruega), Luís Galego, António Fernandes e Catarina Leite Oralova, de Portugal, Aleksa Strikovic (Sérvia), Maurício Vassallo Barroche (Espanha) e Mariano Ortega, de Cabo Verde.

O torneio será supervisionado pelo árbitro português de categoria A, Carlos Oliveira Dias, que, segundo Francisco Carapinha, “é um dos mais prestigiados nas provas mundiais e já arbitrou 27 campeonatos mundiais.

Carlos Oliveira Dias fará a “despedida de arbitragem em Cabo Verde”, informou.

O Open Internacional de Cabo Verde em Xadrez é uma das 50 competições do mundo e das sete em África que conta com o apoio da Federação Internacional de Xadrez.

Por seu turno, o presidente do IDJ, Frederic Mbassa, considerou que a competição é um passo “no sentido certo” porque, sublinhou, o desporto cabo-verdiano precisa de eventos como esse que diversifica a oferta, que envolve toda a comunidade e a sociedade e que consiga trazer mais-valias para a economia, ganhar mais atletas e jogadores e massificar a modalidade em no arquipélago.

“Cabo Verde tem todas as condições para albergar eventos internacionais e queremos dar apoio quando há este compromisso para que as coisas ocorram e é por isso que o IDJ apoia qualquer modalidade que queira fazer eventos do tipo e o xadrez está a dar os passos consolidados para massificação da modalidade”, justificou.

Segundo o responsável, quando se pensa no desporto é preciso pensar em desenvolver vários outros sectores na sociedade e o turismo e a promoção do País são sectores “fundamentais que trazem mais-valias para as modalidades”.

É nesta perspectiva, explicou, que o IDJ entra como parceiro da FCX e dos atletas para que a competição seja “um sucesso”, que se repita por muitos anos, e que “haja previsibilidade das competições e das acções”.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top