PUB

Política

Cabo Verde participa da VI Cimeira UE/UA na Bélgica

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, chefia a delegação cabo-verdiana que participa na VI Cimeira União Europeia/União Africana, a decorrer, entre hoje e, amanhã, sexta-feira, em Bruxelas, Bélgica.

Trata-se, segundo o Governo, de uma cimeira “especial”, realizada ainda em contexto de pandemia, mas que vai servir para discutir as relações entre a União Europeia (EU) e a União Africana (UA, considerando a experiência adquirida na gestão da crise e com os olhos postos no que poderão fazer, tanto para vencer a pandemia, como para a retoma económica.

O executivo sublinha a importância deste evento, no que toca à promoção da participação activa e integração em África, para além da consolidação das relações de parceria estratégica com a União Europeia, no quadro da Parceria Especial firmada em 2007.

A África e a Europa estão a procurar alargar pontos de convergência, com vista a uma maior aproximação, através do reforço da cooperação económica e da promoção do desenvolvimento sustentável, assentes na paz, segurança, democracia, prosperidade, solidariedade e dignidade humana.

Durante a cimeira estará igualmente em análise a implementação da Zona de Livre Comércio Continental Africana e a transição verde, bem como a melhoria do comércio e o clima de investimento entre a União Europeia e África, reforçar.

Cabo Verde, diz o Governo, em comunicado, está empenhado em contribuir para que se alarguem entendimentos em relação a áreas relevantes, como as alterações climáticas, a segurança global e a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

PUB

PUB

PUB

To Top