PUB

Cultura

30 anos de carreira de Danilo Tavares

Danilo Tavares é um cabo-verdiano multi-instrumentista, engenheiro e produtor musical, que reside na Holanda desde os três anos de idade. Com passagens pelos Rabelados e Splash, Danilo prepara-se para celebrar os seus 30 anos de carreira como guitarrista com o lançamento do seu álbum “Euforia”.

“Quero celebrar os meus 30 anos de carreira como qualquer outro artista no mundo da música”, afirma Danilo Tavares ao A NAÇÃO, alegando que normalmente apenas os vocalistas comemoram os marcos da carreira profissional.

“Às vezes, aqueles que não estão à frente dos espectáculos, temos até mais histórias do que o próprio vocalista, o rosto e a voz da banda. Por isso mesmo é que acho que também nós, que damos menos nas vistas, devemos celebrar as etapas da nossa carreira, como qualquer outro cantor faz”.

Incentivo do pai que foi um apaixonado pela cultura cabo-verdiana
Danilo Tavares sempre teve contacto com a música de Cabo Verde, por incentivo do pai, natural de Santiago e que teve na emigração o destino de inúmeros outros cabo-verdianos.

“O meu pai sempre foi um homen muito apaixonado pela nossa cultura. Desde muito cedo, ele ia às lojas de discos vinil e comprava músicas de Cabo Verde, fazendo sempre questão que ouvíssemos e aprendêssemos a nossa música. Foi uma das maiores riquezas que poderia receber dele, isso me tornou naquele que hoje sou”.

Como conta também, em 2014, quando percebeu a necessidade de ampliar os seus conhecimentos no mundo da música, Danilo Tavares decidiu fazer o curso de Engenharia de Som, para, posteriormente, abrir o seu próprio estúdio – a Tavares Music Stúdio, em Rotedão.

Álbum “Euforia”
Durante este 2022, Danilo Tavares conta desenvolver e realizar o projecto “Euforia”, um álbum para marcar os seus 30 anos de carreira.

Um outro desafio será o lançamento de uma plataforma musical onde será possivel encontrar todos os seus trabalhos e outras produções da Tavares Music Studio.

Em relação ao “Euforia”, o nosso entrevistado diz que esse álbum retrata o percurso feito por ele, Danilo Tavares, no mundo da música em várias vertentes, estando “sempre acompanhado pela minha guitarra, mostrando aquilo que eu sou”.

Danilo assegura que dois singles já estão prontos para serem divulgados. No entanto, o projecto completo vai caminhar conforme a aceitação do público em Cabo Verde e na Holanda.

“Provavelmente, vamos lançar o primeiro single neste mês de Fevereiro, sem ter ainda uma data fixa, e depois iremos divulgar o segundo single, mas tudo vai depender da aceitação e da euforia que o público demostrar ao longo deste projecto”, que marca os 30 anos de carreira musical.

O primeiro single do álbum intitula-se “Odisseia”. Representa a versatilidade de Danilo Tavares, bem como o seu percurso cheio de aventuras e percalços feito durante todos estes anos.

“No “Odisseia” quero mostrar quem eu sou, como homem e músico, mas também ofercer ao público uma viagem no tempo, o tempo em que começou a minha trajectória musical”, frisa.

Homenagem ao falecido pai
Já o segundo single é uma homenagem ao falecido pai.

“Um trabalho feito há dez anos como forma de aliviar o meu sofrimento que guardei por anos dentro de mim após a perda do meu pai”, confessa com saudades.

Este é um trabalho particularmente emotivo, segundo Danilo Tavares, tendo em conta que depositou todos os seus sentimentos nesse single para aquele que foi um dos seus maiores incentivadores desde o início da carreira.

“Assim que participei no primeiro disco dos ‘Rabelados’ – o ‘Unidade e Amor’ – , o meu pai foi o primeiro homem que se mostrou orgulhoso de mim e do meu trabalho. Ficou deslumbrado com o que o seu filho tinha feito e isso foi um ponto muito decisivo e especial na minha vida. Deu-me muita coragem e muita convicção para a minha caminhada na música”.

Nesta senda, este multi-instrumentista garante que o álbum “Euforia” traz inovações e muita emoção.
“A prioridade nestes 30 anos de carreira é primar pela qualidade e o legado que quero deixar com a minha trajetória no mundo da música”, conclui.

Por: Tiana Silva

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 753, de 03 de Fevereiro de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top