PUB

Desporto

Matchú Lopes em Cabo Verde a preparar-se para o Mundial de Kitesurf de Espanha 

O kitesurfista internacional cabo-verdiano, Matchú Lopes encontra-se na ilha do Sal a se preparar para o mundial da modalidade, agendado para junho deste ano. O atleta compete pelas cores de Espanha.

Matchu Lopes, 29 anos, sente-se tranquilo e “super contente” por estar a competir “sem grandes sobressaltos” no que mais gosta, com “a moral em alta”.

O atleta que compete por Espanha para evitar problemas diplomáticos, com a obtenção de visto está no país a se preparar para o mundial de Kitesurfe.

“Em princípio, os eventos programados para este ano pela organização beneficiam muito a minha pessoa, porque vamos a lugares com ondas onde já tive bons resultados, à parte de Marrocos, que sempre foi um lugar difícil para mim, face a condições que exigem muito como ventos e ondas, pelo que vou ter de trabalhar muito”, prognosticou.

Calendário cheio

Este atleta explicou que nas provas das ilhas Maurícias e do Rio do Janeiro tradicionalmente se sente “bastante confortável”, pelo que promete continuar a se preparar e trabalhar, de forma a conciliar a competição com o vasto calendário promocional do patrocinador, no âmbito do qual terá de viajar pela Itália, França, Alemanha e América do Sul, num calendário “muito cheio”.

O arranque do circuito de Kitesurf de 2022 estava inicialmente marcado para a praia de Ponta Preta, em Santa Maria, mas, como referiu, supostamente por motivos de falta de patrocínios, foi cancelado.

Matchú Lopes já conseguiu o passaporte diplomático de Cabo Verde, após muita insistência, mas que diz ter chegado tarde já que tinha tomado a sua decisão e dado a sua palavra a Espanha, para “abrir a fronteira”, mas diz não deixar de ser cabo-verdiano.

“Aqui é minha casa. Sou cabo-verdiano. Se a gente fizer coisas boas lá fora sou visto como espanhol, mas se acontecer algo de errado… Nunca me considero espanhol, sou por documento, mas apesar de ter muito pouco tempo para estar nesta terra, trabalho para colocar Cabo Verde acima de tudo”, sintetizou Marciel Lopes de Almeida, nome de baptismo de Matchu.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top