PUB

Desporto

Dara Gamboa: Do andebol à passarela

 

Eunice Gamboa, 25 anos, é uma fisioterapeuta, natural de Assomada, Santa Catarina (interior de Santiago). Hoje, além desta profissão, esta jovem é também instrutora de pilates e atleta de andebol, modalidade desportiva que pratica desde 2007.

No caso desta nossa entrevistada, o seu interesse pelo desporto aconteceu na escola, mais concretamente na instrução primária.

“Entrei no mundo do andebol a convite de uma amiga, na escola primária. Inicialmente, era apenas uma forma de entretenimento e, posteriormente, veio a tornar-se uma paixão”.

Paixão e entretenimento que começaram a tomar outros rumos a partir de 2011, quando Dara Gamboa, já adolescente, começou a competir.

Competições desportivas dentro e fora de Cabo Verde

Desde então, já fez várias participações enquanto atleta, nomeadamente, no campeonato regional Santiago Norte e Sul, tanto no escalão júnior como sénior, campeonato nacional em escalão sénior e Challenge Thophy, na Guiné Conakry.

Por outro lado, aliado à fisioterapia, Dara Gamboa já acompanhou e participou em demais competições como Challenge Thophy em Mauritânia, campeonato do mundo sénior masculino no Egipto e o campeonato Africano das Nações Sénior Feminino em Camarões.

Vitórias no andebol e paixão pelas passarelas

Dara Gamboa faz parte da equipa de andebol do ABC Clube da Praia, desde 2015, onde já averbou várias vitórias.

Além do andebol e de trabalhar como fisioterapeuta, a jovem desenvolveu durante os últimos anos uma forte paixão pelas passarelas e no momento é modelo fotográfica.

Eleita Miss UniPiaget 2018, Dara já participou em eventos da moda a nível nacional e cria conteúdos digitais “com o intuito de levar informações relacionadas com a saúde, moda e bem-estar para os internautas usuários do Instragram e do Facebook de modo que os mesmos possam ter melhores condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida”, afirmando que o “conhecimento só é válido quando é compartilhado e posto em prática”.

Conciliar desporto e fisioterapia
Questionada sobre como conciliar a vida profissional na fisioterapia com a sua prática desportiva, Dara Gamboa afirma que “a actuação da fisioterapia é indispensável no contexto desportivo na medida em que ela possibilita a prevenção de lesões bem como a reabilitação e o preparo para o retorno a estas actividades”.

Recentemente, frisa, “retomei os treinos já que actividade desportiva esteve suspensa por conta da pandemia e, neste momento, concilio os treinos com o trabalho e a escola visto que estou em processo de formação, sou mestranda em gerontologia”.

“Para mim, e para muitos colegas meus, sem dúvida, são as lesões desportivas que nos obrigam a suspender a actividade”, acrescenta, apontando uma das dificuldades enfrentadas durante a prática do andebol.

Dara começou a praticar esse desporto desde a adolescência e hoje alia a sua formação profissional para prevenir lesões durante os treinos e proporcionar tratamento e cuidados fisioterapêuticos aos seus colegas de equipa e não só.

“Enquanto fisioterapeuta tive e tenho o privilégio de ser atleta e poder contextualizar -me neste ambiente. Considero que isto é crucial pois tem-me permitido adequar as técnicas da fisioterapia ao ambiente desportivo”.

Fisioterapeuta desportiva
Desde 2018, actua enquanto fisioterapeuta desportiva, e esteve a prestar serviços ao Boavista Futebol Clube da Praia e EFAT (Escola de Futebol da Achada Grande Trás), selecção sénior feminino de voleibol, Federação de Atletismo e em específico no andebol, à Federação Cabo-verdiana de Andebol.

“Penso que a fisioterapia tem desempenhado um importante papel para com a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cabo-verdianos na medida em que a nossa atuação está presente em todos os níveis de atenção à saúde”, salienta Dara Gamboa.

Refletindo sobre o percurso que fez até aqui, a nossa entrevistada diz que o desporto foi e tem sido a sua melhor aposta.

“Neste mundo conheci pessoas fantásticas e tive a oportunidade de crescer enquanto desportista e sobretudo enquanto pessoa”, diz orgulhosa.

Por isso, a jovem atleta, modelo e fisioterapeuta apela a todos que “pratiquem a modalidade desportiva que preferirem e aos que não tem afinidade com o desporto, que realizem exercícios físicos de forma regular de modo a que possam usufruir dos seus inúmeros benefícios”.

Vitórias de Dara Gamboa
Campeã regional Sénior Feminino Santiago Norte 2014- 2015;
Campeã regional Júnior (sub 20) Feminino Santiago Sul 2015-16;
Bronze em Challenge thophy em Guiné Conakry 2016.
Campeã regional Sénior Feminino Santiago Sul 2015-16; 2016-17;2017-18; 2018-19;
Campeã nacional Sénior Feminino 2015-16; 2016-17; 2017-18.

Por: Tiana Silva

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 757, de 03 de Fevereiro de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top