PUB

Santiago

Praia: Vigília pela paz no mundo este domingo

A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realiza, em parceria com as igrejas e a sociedade civil, uma vigília pela Paz no Mundo, na tarde deste domingo, 6, na Praça Cruz de Papa, Achada Santo António, Praia.

Em nota de imprensa, a organização avançou que esta iniciativa tem como principal objectivo chamar a atenção e manifestar a “solidariedade em relação a todos os que sofrem com a violência e com a falta de paz no mundo ameaçando os seus direitos à vida, à liberdade e à segurança pessoal, princípios essenciais da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, referindo-se à invasão russa à Ucrânia.

A vigília está marcada para as 17 horas deste domingo, 6, na Praça Cruz de Papa- Achada Santo António, Praia, e é aberta a toda a sociedade civil.

Histórico da invasão

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de um milhão de refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia, entre outros países.

De acordo com a Lusa, o Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho, afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender e garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional, e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar ainda mais Moscovo.

Nesta sexta-feira,4, 9º dia de Guerra, o Presidente Ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou Vladimir Putin de “Terrorismo Nuclear” e volta a pedir Apoio Europeu para impedir “Nova Tragédia Nuclear, seis vezes pior” do que a de Chernobyl.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top