PUB

Política

Presidente de Angola em visita de quatro dias a Cabo Verde

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, estará em visita de estado a Cabo Verde, a partir deste domingo, 13. Na agenda está a assinatura de acordos entre os dois países e atividades na Praia e no Mindelo.

Conforme comunicado da Presidência da república de Cabo Verde, a visita, que se estende até o dia 16, constitui mais um testemunho das históricas relações de fraternidade e amizade entre os povos angolano e cabo-verdiano.

João Lourenço será acompanhado da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, dos Ministros das Relações Exteriores e dos Transportes e de funcionários da Presidência da República de Angola.

Na Cidade da Praia, destaca-se um encontro entre os dois Chefes de Estado, no Palácio do Presidente da República e a intervenção do Presidente de Angola numa Sessão especial do Parlamento, a convite do Presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia.

João Lourenço deverá se encontrar igualmente com o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo, para a assinatura de “importantes acordos” entre as partes.

Ainda na capital, o chefe de estado vai receber “as chaves da cidade”, pelas mãos do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, para além de participar de uma deposição de flores no Memorial de Amílcar Cabral e visita à Fundação Amílcar Cabral e a Inpharma.

Em Mindelo, os presidentes de Cabo Verde e de Angola visitarão “pontos de interesse económico”, tais como a Frescomar e a Estação de Produção de Água dessalinizada, após João Lourenço receber, também, as “Chaves da cidade de Mindelo”

Na mesma ilha, uma visita à Universidade Técnica do Atlântico está, igualmente, prevista, bem como uma cerimónia solene no Palácio do Povo.

A visita de João Lourenço, em retribuição à visita de Estado que José Maria Neves efetuou a Angola, em janeiro último, “vem contribuir para a consolidação das relações de amizade e cooperação entre os dois países e conferir ao relacionamento bilateral uma dimensão consentânea à longa história comum, à intensa sintonia cultural e ao excelente entendimento político que sempre vigorou entre Angola e Cabo Verde”, diz a Presidência da República.

PUB

PUB

PUB

To Top