PUB

Diáspora

Emanuel Barbosa apresenta recandidatura à liderança do MpD em Portugal

O Deputado do Movimento para a Democracia (MpD), Emanuel Barbosa apresentou neste domingo, 13, a sua candidatura ao cargo de coordenador do MpD-PT, em Lisboa. Candidato à sua sucessão, Barbosa fala agora de um partido “mais forte, coeso e junto da comunidade, para enfrentar novos desafios e entregar-se a novos combates”.

No acto de apresentação da sua candidatura na Cova da Moura, um bairro emblemático da comunidade cabo-verdiana residente em Portugal, Emanuel Barbosa justificou a sua recandidatura entendendo que “nesta fase conturbada que vive Cabo Verde, é preciso um partido mais forte, mais coeso, mais junto da comunidade, para poder enfrentar novos desafios e entregar-se a novos combates”.

Na sua intervenção, o Deputado Nacional avançou que “o MpD-PT não pode ficar entregue ao amadorismo, à irresponsabilidade e a estratégias e propósitos pouco claros; tão-pouco pode ficar refém de jogos subterrâneos e sistémicos, nem pode ter uma liderança manietável e teleguiada”, reiterando que o Partido “precisa de uma liderança forte, engajada com a comunidade e com capacidade de mobilização da militância e da base de apoio”.

Defendendo que o “centro da atividade partidária” devem “continuar a ser a militância e a base de apoio”, o candidato à sua sucessão promete uma “auscultação direta” da comunidade cabo-verdiana espalhada por Portugal -“Queremos um partido de proximidade, com as pessoas e para as pessoas”.

Confiante nas “vitórias” de 2026

Confiante na sua reeleição e uma nova onda de vitória dos Ventoinhas em 2026, garante que “só com maturidade, pragmatismo, responsabilidade, racionalidade e abnegação, conseguiremos renovar a confiança popular em 2026, e retomar o ciclo de vitórias de 2016, em Portugal, na Diáspora e no Arquipélago”.

Considerando que MpD veio de um contexto político “muito complexo, marcado pela crise mundial e por uma situação interna, em Cabo Verde, que nos coloca novas exigências”, o candidato dirigiu uma crítica à liderança nacional do Partido e ao Governo considerando que “têm que saber comunicar, com rigor, sentido de responsabilidade, transparência e com a devida assertividade”.

Nas eleições internas do partido previstas para o dia 3 de abril, Emanuel Barbosa espera contar com a renovação da confiança de todos os militantes do MpD.

PUB

PUB

PUB

To Top