PUB

Política

Presidente de Angola já está em Cabo Verde para “consolidar relações” entre os países 

O presidente angolano, João Lourenço, encontra-se em Cabo Verde para uma visita de quatro dias. A visita vem consolidar as relações entre os dois países e autenticar a parceria estratégica.

A presença do PR angolano em Cabo Verde “vem conferir o relacionamento bilateral e uma dimensão consentânea à longa história comum, à intensa sintonia cultural e ao excelente entendimento político que sempre existiu entre os dois países”, lê-se em comunicado.

Na capital do País, de acordo com a agenda divulgada, o chefe de Estado angolano manterá encontro com o seu homólogo José Maria Neves, no palácio da Presidência da República, tendo ainda prevista uma intervenção na sessão especial do Parlamento cabo-verdiano, a convite do presidente da Assembleia Nacional.

João Lourenço manterá ainda um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ocasião em que se realizará assinaturas de importantes acordos entre as partes.

De acordo com a agenda de visitas, na Cidade da Praia, o Presidente angolano receberá as chaves da cidade, seguindo-se momentos de “grande simbolismo”, com a deposição de coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral e visita à Fundação Amílcar Cabral.

Visita alonga-se a São Vicente 

Na ilha de São Vicente, os Presidentes de Cabo Verde e de Angola visitarão pontos de interesse económico, tais como a conserveira Frescomar e a Estação de Produção de Água dessalinizada, assim como a entrega das chaves da cidade de Mindelo e uma visita à Universidade Técnica do Atlântico (UTA).

A visita de João Lourenço visa retribuir a visita de Estado que José Maria Neves ecfetuou a Angola, em Janeiro último, e vem contribuir para “elevar as excelentes relações” existentes e autenticar a parceria estratégica entre os dois países.

João Lourenço, que chegou domingo à Cidade da Praia, faz-se acompanhar pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, pelos ministros das Relações Exteriores e dos Transportes e de altos funcionários da Presidência da República de Angola.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top