PUB

Mundo

Saúde: Gravidez após Cancro de Mama aumenta sobrevida de mulheres

Pesquisa revela que, em comparação com as pacientes com Cancro de Mama que não engravidaram, as que passaram por uma Gestação tiveram menos chances de um reaparecimento da Doença o que, consequentemente, aumenta o tempo de sobrevida para elas.

Por algum tempo – explica r7.com -, a hipótese de que uma Gravidez pudesse aumentar os riscos de um novo quadro de Cancro de Mama para aquelas mulheres que já haviam passado pela Doença deixou médicos apreensivos e afastou as pacientes da Maternidade.

Na contramão desta ideia, Estudos recentes têm mostrado que uma Gestação, na verdade, pode aumentar a sobrevida para essas mulheres.

Uma Pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde da Itália e pela Associação Italiana para a Pesquisa do Cancro, publicada no Periódico Científico “Journal Of Clinical Oncology”, revelou que, em comparação com as pacientes com Cancro de Mama que não engravidaram, as que passaram por uma Gestação tiveram menos chances de um reaparecimento da Doença o que, consequentemente, aumentou o tempo de sobrevida para elas.

O ginecologista Maurício Chehin, Coordenador Científico e de Onco-Fertilidade do Grupo Huntington, explica que a hipótese anterior considerava que os Hormónios Femininos aumentados pela Gravidez potencializariam o risco de uma recidiva, ou seja, do reaparecimento da Doença.

Para ele, o resultado do Estudo é surpreendente e não está associado apenas a Questões Hormonais.
“Na Gravidez não existem apenas Hormónios como Estrogénio e progesterona, mas também outras moléculas e substâncias, algumas delas hormonais e outras não, que talvez desempenhem um papel protector para a Mama. Então, muito provavelmente, é esse conjunto da Gravidez como um todo, e não um Hormónio ou outro isolado, que acaba por fazer uma proteCção e não um aumento de risco, como se achava anteriormente”, avalia o especialista.

Gravidez após Tratamento Oncológico

Passar por um Tratamento Quimioterápico, independente de para qual é o Tipo de Cancro, pode impactar, directamente, na capacidade reprodutiva da Mulher, segundo o ginecologista. Isso acontece porque a Quimioterapia afecta, directamente, os Ovários e o estoque de Óvulos, o que reduz a Fertilidade.

Chehin explica que cada Quimioterapia tem um Grau de Toxicidade diferente para o Ovário, que varia conforme o Tratamento e a Dose administrada na Paciente.

Não existe um Tempo-Padrão de espera para Engravidar, após o fim do Tratamento com Quimioterapia, de acordo com o especialista. Para que isso seja determinado, a Avaliação deve ser feita de forma individualizada e levar em consideração factores como Prognóstico do Tipo de Cancro, as Taxas de Recidiva e qual o Tipo de Tratamento foi feito.

Além do Tratamento, o Tipo de Cancro e em qual região ele está localizado também pode diminuir as chances de uma Gestação acontecer. Somado a isto, as sequelas provenientes da Doença ou da forma como ela se desenvolveu no Organismo também podem impactar o percurso da Gravidez.

PUB

PUB

PUB

To Top