PUB

Mundo

Secretário-geral da ONU alerta para “furacão de fome” no mundo 

O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, alertou esta segunda-feira,14, para o colapso do sistema alimentar mundial. Guterres pede ao mundo para agir no sentido de prevenir um “furacão de fome”, principalmente nos países pobres onde já se verifica escassez e aumento de preço dos bens de primeira necessidade. 

António Guterres considera que a invasão Russa à Ucrânia vai provocar o colapso do sistema alimentar mundial. Estes dois países representam mais da metade da oferta mundial de óleo de girassol e cerca de 30% do trigo do mundo, pelo que o secretário-geral diz que a guerra vai além da Ucrânia.

“Devemos fazer todo o possível para evitar um furacão da fome e um colapso do sistema alimentar global. A Ucrânia sozinha fornece mais da metade do suprimento de trigo do Programa Mundial de Alimentos”, alertou Guterres

“A guerra vai além da Ucrânia. É também um ataque às pessoas e países mais vulneráveis do mundo”, avisou Guterres, apelando ao fim imediato das hostilidades.

Neste cenário, destacou, que os preços dos alimentos, combustíveis e fertilizantes estão a subir rapidamente e as cadeias de fornecimento estão a ser interrompidas.

Os países mais pobres são os mais afetados por estes fatores, considerou António Guterres, renovando o apelo para que os países “encontrem maneiras criativas de financiar” as crises humanitárias em todo o mundo, e cedam “imediatamente” fundos para esse fim.

PUB

PUB

PUB

To Top