PUB

Santiago

Tarrafal: Agricultores de Achada Grande com água para rega após inauguração do projecto hidroagrícola

 

Setenta agricultores, incluindo 41 mulheres, da zona agrícola de Achada Grande, no concelho de Tarrafal de Santiago, passam a ter, a partir de agora, água para rega com a entrada em funcionamento do projecto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos naturais.

O referido projecto foi concretizado com a inauguração esta quinta-feira,17, co-presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, na presença de outros membros do Governo.

Financiado pelo Governo e pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em 30 mil contos, este projecto hidroagrícola visa criar as condições para a melhoria da situação económica e social dos residentes destas localidades, recorrendo à inovação tecnológica, e ainda criar condições para a fixação da população local, com melhoria de oportunidades de emprego e segurança alimentar.

Actualmente, a produção de água para rega é de 500 metros cúbicos por dia (m3/dia), cobrindo 80 hectares de terreno com sistema de rega gota-a-gota.

Melhoria de condições de vida

Na sua intervenção, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou que a mobilização de água para a agricultura se traduz na produção, no rendimento e na melhoria de condições para a prática da agricultura.

UCS destacou ainda a conjunção da mobilização de água e energias renováveis (painéis solares) na redução de custos, razão que o leva a apelar ao pagamento de facturas de água para que o projecto possa ter sustentabilidade.

O chefe do Governo congratulou-se com o facto de o referido projecto beneficiar 41 mulheres e 29 homens. No entanto, admitiu que não obstante a sua “força de vontade” as mulheres não têm tido oportunidades e que a maioria está na pobreza.

Satisfação da população

Em representação dos agricultores, Domingas Borges não tem dúvidas de que a vida dela e dos seus colegas vai mudar a partir de hoje, já que com o aumento da capacidade de água vão ter maior produção e com qualidade e rendimento.

A partir de hoje, conforme avançou, vão continuar a ajudar na redução de emprego, e ainda contribuir para uma melhor alimentação, melhoria de qualidade de vida e para o desenvolvimento desse município do interior de Santiago.

Durante a sua estada no Tarrafal, o primeiro-ministro reuniu-se com a equipa camarária e presidiu à apresentação do Plano Operacional do Turismo (POT), orçado em mais de 20 bilhões de escudos, 41 por cento (%) dos quais já tem financiamento garantido.

No âmbito do POT a ser implementado nos próximos cinco anos, estão previstas intervenções à volta de mais de 474 mil contos para o município do Tarrafal, dos quais 67% já tem financiamento garantido, e este valor global representa cerca de 19% do POT para a ilha de Santiago.

PUB

PUB

PUB

To Top