PUB

Mundo

Novo Pleito é a 19 de Abril: Ramos-Horta vence Primeira Volta das Presidenciais em Timor-Leste

Imagem: Plataforma Media

José Ramos-Horta venceu a Primeira Volta das Eleições Presidenciais em Timor-Leste com 46,58 por cento (%) da Votação. Resultado que obriga à realização de uma Segunda Volta, que vai disputar com o actual chefe de Estado, Francisco Guterres Lú-Olo.

O Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta – reporta rfi.fr -, venceu a Primeira Volta das Presidenciais em Timor-Leste – ocorridas no final de semana -, com 301 mil 481 votos (46,58 por cento – %).

Em segundo lugar ficou o recandito Francisco Guterres Lú-Olo (ainda Presidente), com 143 mil 408 votos (22,16%).

Em terceira posição ficou a actual vice-Primeira-Ministra, Armanda Berta dos Santos, com 56 mil 289 votos (8,7%).

Os dados divulgados pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, serão, agora, verificados e validados pela Comissão Nacional de Eleições.

O ex-Presidente (Ramos-Horta) e o actual Presidente (Lú-Olo) seguem para a Segunda Volta do Pleito, marcada para 19 de Abril.

Ramos-Horta, Prémio Nobel da Paz em 1996, pela luta pela Independência de Timor-Leste – País Lusófono na Ásia -, e, também, ex-Presidente, foi a este Sufrágio apoiado por Xanana Gusmão e pelo Congresso Nacional da Reconstrução Timorense. Francisco Guterres Lú-Olo, actual Presidente, contou com o apoio da FRETILIM (Frente de Libertação de Timor-Leste).

Na Corrida Presidencial estavam 16 candidatos.

A Taxa de Abstenção foi de 22,74%, mais baixa que os 28,84% registados nas Presidenciais de 2017.

PUB

PUB

PUB

To Top