PUB

Cultura

Dina Salústio recebe hoje o prémio Guerra Junqueiro Lusofonia 2022

A escritora cabo-verdiana Dina Salústio, vencedora do Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia 2022, vai ser galardoada na tarde destasexta-feira,25, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Cidade da Praia.

A cerimónia acontece no âmbito do Encontro de Escritoras Lusófonas, promovido pela Academia Cabo-Verdiana de Letras e pela Sociedade Cabo-Verdiana de Autores, segundo nota de imprensa.

“Dina Salústio é um marco na literatura cabo-verdiana. Muito crítica relativamente à sociedade contemporânea, a sua obra espelha uma discussão baseada na desigualdade de género, apontando caminhos e soluções, com recurso a uma linguagem muito própria”, escreveu Avelina Ferraz, curadora do Prémio, citada na nota.

Por sua vez, Ana Luísa Peleira, vice-presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta e vereadora da Cultura destacou que “é  um privilégio poder entregar um prémio destes e destacar o papel do feminino na literatura lusófona. Mulheres que, tal como Guerra Junqueiro, patrono desta iniciativa, são ativistas no plano social, económico e cultural. Ousam desafiar paradigmas e fazem valer a sua voz, cada vez mais e melhor’.

Orgulho para Cabo verde

Em nota de imprensa o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas felicitou também a escritora pelo reconhecimento, considerando que “nunca é demais ressaltar que esta poetisa e prosadora cabo-verdiana, jornalista e uma escritora de mão cheia, com obra reconhecida tanto a nível nacional como internacional, é um orgulho para Cabo Verde”.

O Prêmio Literário Guerra Junqueiro, que é atribuído a vários países da Lusofonia é promovido no âmbito do FFIL – Freixo Festival Internacional de Literatura, que se realiza desde 2017, em Freixo de Espada à Cinta, tendo o nome do patrono do evento e resgata um dos poetas que marcaram a formação dos poetas e escritores do Séc. XX e XI.

Instituído desde 2017, em Portugal, o primeiro prémio foi atribuído ao escritor e poeta português, Manuel Alegre.

No ano passado, o Prêmio Literário Guerra Junqueiro 2021 foi para a poetisa e escritora cabo-verdiana Vera Duarte.

A entrega do prémio edição 2022 a Dina Salústio acontece hoje, às 18 horas, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde. A escritora conta ainda com um acto de homenagem na tarde deste sábado,26, na cidade da Praia.

“Vida e obra” de Dina Salústio 

Dina Salústio, ou Bernardina de Oliveira Salústio, nasceu em Cabo Verde, na ilha de Santo Antão, em 1941. Na casa dos 80 anos, já foi professora do ensino primário, assistente social e jornalista, funções estas que desempenhou entre Portugal, Angola e Cabo Verde.

A sua escrita é objecto de vários estudos, destacando-se teses de licenciatura, mestrado e de doutoramento no Brasil, Portugal, Itália e Cabo Verde, além de alguns trabalhos científicos ligados quer à sua prosa quer à poesia. 

Em Cabo Verde, foi galardoada pelo Governo com a Ordem do Mérito Cultural em 2005; galardoada com a 1ª Classe da Medalha do Vulcão pelo Presidente da República em 2010 e recebeu o 1º Prémio em literatura infanto-juvenil, em 1994.

A nível internacional, recebeu o 3º Prémio em literatura infanto-juvenil dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa em 2000, Prémio Rosalía de Castro para a Literatura em Língua Portuguesa, PEN Galiza, Espanha em 2016, Prémio PEN Tradução England 2018, para o romance “The Madwoman of Serrano”, Inglaterra, 2018.

A sua obra mais recente é o romance “Veromar”, publicado em 2019, pela Rosa de Porcelana. “Mornas eram as Noites” – contos publicados em 1994 (traduzido para o espanhol e o italiano); “A Louca de Serrano” (tradução para o inglês galardoada com PEN Award da Inglaterra) – romance (1998) constam da sua já vasta bibliografia.

PUB

PUB

PUB

To Top