PUB

Cultura

Mais de três mil alunos contemplados no programa BA-Cultura

Um total de 83 escolas, associações e ONGs, em todo o território nacional, foram selecionadas no âmbito da candidatura ao financiamento do programa Bolsa de Acesso à Cultura, beneficiando 3041 alunos.

O programa, levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, foi traçado com o propósito de dar acesso, incluir e massificar o ensino das artes.

Segundo comunicado do Ministério da Cultura e Industrias Criativas, serão beneficiados, para o ano económico 2022, dos alunos contemplados, 1601 são do sexo feminino e 1440 do sexo masculino.

O montante global disponibilizado para o programa BA-Cultura 2022 é de vinte e um milhões, setecentos e cinquenta e um mil, quinhentos e três escudos cabo-verdianos (21.751.503.00CVE).

Ao todo, estão abrangidos neste programa 18 municípios.

A lista final contempla, assim, 3 de Santo Antão (Porto Novo), 5 de São Vicente, 2 de São Nicolau (1 da Ribeira Brava e 1 de Tarrafal), 4 do Sal, 3 da Boa Vista, 3 do Maio, 52 da ilha de Santiago (31 da Praia, 5 de São Domingos, 1 de São Lourenço dos Órgãos, 3 de Santa Catarina, 2 de Tarrafal, 4 de São Miguel, e 6 de Santa Cruz), 10 do Fogo (2 de São Filipe, 3 de Santa Catarina e 5 dos Mosteiros) e 1 da Ilha Brava.

Ficaram de fora desta seleção os municípios do Paul e Ribeira Grande (Santo Antão) e, ainda, Ribeira Grande de Santiago e São Salvador do Mundo (Santiago), por não terem enviado nenhuma candidatura.

“A missão do programa é garantir que a população com menos recursos não fique excluída da “fruição da arte” e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico, para a frequência de aulas, ateliers e workshops de pintura, dança, música, teatro”, explica o MCIC.

O BA-Cultura, acrescenta, tem ainda, como missão, formar cidadãos com sensibilidade artística e criar mercados para escolas de formação em arte.

Recorde-se que a candidatura para mais uma fase de financiamento ao programa BA-Cultura decorreu entre dezembro e janeiro, tendo sido encerrada a 31 de janeiro.

PUB

PUB

PUB

To Top