PUB

Cultura

“Manifesto à Crioulização” apresentado em Mindelo

O músico e escritor Mário Lúcio de Sousa apresenta neste sábado,2 de Abril, na ALAIM, em Mindelo, o seu mais recente livro intitulado “Manifesto à Crioulização”. O lançamento marcado para às 18 horas estará a cargo de João Branco.

“Manifesto à Crioulização”, cujo a sua primeira apresentação aconteceu em janeiro, deste ano, na terra natal do seu autor – Tarrafal de Santiago, refere-se a um ensaio-manifesto que procura “proclamar um outro rosto humano que, no plural, se escreve no espaço da fronteira e da intersecção”.

“Como ensaio-manifesto, começa por ser um ensaio, existencialmente radicado na experiência humana da Crioulização, que é uma experiência que nasce no dilema, se alimenta da relação e se consuma na assunção de identidades dinâmicas, plurais e compósitas, numa palavra, Crioulas”, diz na sinopse.

Este livro, o mais recente do Mário Lúcio Sousa, tem, “um suporte antropológico, que supõe dor, sofrimento e luto durante séculos de colonização, mas que implica um reposicionamento epistemológico reivindicador de novas formas de constituição e partilha do saber(…)”.

O conceito de crioulo ultrapassa, pois, conforme o seu autor, qualquer origem biológica, histórica e geográfica ou a sua redução ao linguístico, para se propor como um “paradigma novo e dialógico de se ser diferentemente humano”.

Depois de lançado no Tarrafal, Santa Catarina e cidade da Praia, a obra chega agora ao Mindelo.

A apresentação a cargo do João Branco está marcada para às 18 horas, deste sábado,2 de abril, na ALAIM.

PUB

PUB

PUB

To Top