PUB

Colunistas

Falando dos mencheviques e bolcheviques

Por: Arsénio Fermino de Pina*

Publiquei em tempos, no jornal A Nação, uma série de artigos intitulados Do Trotskismo ao Estalinismo com a intenção de eliminar algumas desinformações sobre os revolucionários e a Revolução Russa. Referi-me a um menchevique (=do Partido da Minoria) – Julius Martov – sem entrar em pormenor sobre a sua origem e pensamento, o que irei agora fazer, depois de ler um pequeno artigo do histórico do Partido Socialista Português, Manuel Alegre, meu contemporâneo coimbrão na universidade, que fala de Martov, da publicação do livro Crónicas Soviéticas, cuja cópia me foi enviada pelo autor, o ex-ministro de finanças e economia, o amigo Osvaldo Lopes da Silva, antes de o livro ser publicado, que agradeci, mas não me trouxe novidade nenhuma, depois de tantos escritos sobre a matéria e da implosão da União Soviética; grande utilidade teria se me tivesse sido relatado no início da independência, como premunição para entender o sistema de partido único de esquerda e identificar mentiras que passaram por verdades. Enviei para publicação ao Jornal Voz Di Povo, em princípio de1988, um artigo intitulado Da Nossa Socialização da Medicina, e Não Só, em que, além da crítica da socialização isolada da Saúde – na realidade de colectivização dos médicos – com propostas de solução, fazia uma carga à arrogância e intractabilidade de dirigentes do Partido Único, sugerindo já ser tempo de mudar para o multipartidarismo, que acreditava dar victória ao PAIGC, pelos progressos obtidos na nova governação de Cabo Verde, mas que não teve eco por ter  sido considerado inoportuno, artigo que só foi publicado seis meses depois de ter sido enviado, graças à intervenção do ministro da educação, Corsino Tolentino, a quem tinha escrito a solicitar a sua intervenção, por me conhecer de perto da época em que foi representante do Partido em S. Vicente, por não querer publicar o artigo no Terra Nova, que o faria de imediato e com satisfação, para que não se pensasse que tinha renegado os meus ideais de esquerda. A caminho de Brazaville, para uma reunião da OMS, encontrei o representante da OMS em Cabo Verde, o angolano Eduardo dos Santos (cardiologista e militante do MPLA), que nem conhecia pessoalmente, com uma dúzia de Voz Di Povo com o meu artigo para distribuir pelos colegas angolanos, felicitando-me pela coragem de ter escrito o artigo.

Da minha geração, da anterior e mesmo alguns anos após o 25 de Abril, pouco se sabia da Revolução Russa, do comunismo e do que realmente se passava na União Soviética, dado o hermetismo do sistema, aliás, as informações positivas revolucionárias de que dispúnhamos eram inteiramente falsas. Nós, cabo-verdianos, nem acreditávamos no que nos contavam os marinheiros patrícios que trabalhavam em barcos americanos que demandavam portos comunistas que dispunham de informações de prostitutas e do que podiam detectar nos portos desses países, por julgarmos, face à beleza dos ideais difundidos no Ocidente do comunismo, que teriam muito provavelmente sofrido lavagens cerebrais pelos americanos para denegrirem o comunismo. Só vim a desconfiar da realidade vivida na União Soviética e países da chamada Cortina de Ferro, aquando da revolta húngara e da Primavera Checa esmagadas violentamente por tanques russos, e quando convivi com os colegas cooperantes da União Soviética, após nossa independência, de uma indigência intelectual confrangedora, incapazes de criticar o que era por demais evidente, com a mente formatada para obedecer, formatação que confundiam com disciplina. Mantive, no entanto, admiração e respeito pelos comunistas portugueses pela sua luta tenaz contra o Salazarismo, onde só havia riscos de vida, sem egoísmo, nem carreira e sem benesses, como nos diz Pacheco Pereira.

Ora bem. Vejamos quem era esse Julius Martov. Filho de uma família judia da classe média, nasceu em Constantinopla onde o pai, de origem sefardita, representava uma empresa russa. Não tinha nenhum conhecimento da religião e cultura judaicas, identificando-se com a intelectualidade radical do Império multiétnico russo. Foi colega de Lenine, e com ele fundou, em 1895, a União de Luta pela Emancipação da Classe Operária, o que levou a que ambos fossem presos e deportados para a Sibéria. Fugido da Rússia, juntou-se aso Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), e, em 1900, foi um dos fundadores, com Lenine, da revista do Partido Iskra. No Segundo Congresso do POSDR em Londres, em 1903, teve uma acesa disputa com Lenine por este defender só admitir militantes totalmente comprometidos, enquanto ele tinha uma posição mais flexível de adesão ao Partido. Na votação, a sua proposta teve ligeira maioria, mas, quando o Comité Central do Partido foi eleito, a maioria votou a favor de Lenine: os apoiantes minoritários ficaram conhecidos como Mencheviques, e os maioritários, Bolcheviques. Nesse Congresso em Londres de 1903 é que houve ruptura em torno do problema central da concepção de partido, e Trotsky, ainda não alinhado com Lenine, apoia Martov e faz uma declaração profética: “Mais tarde, o partido substituir-se-á à classe operária, o comité central substituir-se-á ao partido, e, finalmente, o secretário-geral substituir-se-á a tudo e a todos”.

Durante a Revolução Russa de 1905, Martov achava ser prematura a tomada do poder pelos socialistas, uma vez que não existiam na Rússia Imperial os pré-requisitos económicos e sociais teorizados por Marx para a implantação do socialismo. Em 1912, as duas facções do Partido tornaram-se partidos separados, mas, após a Revolução de Outubro, embora criticando a posição de Lenine, apoiou o Exército Vermelho na luta contra o Exército Branco. Trotsky pertenceu ao partido de Martov durante um breve período, para logo romper com ele. Por algum tempo Martov liderou o grupo de oposição dos Mencheviques na Assembleia Constituinte até que os Bolcheviques a aboliram. Martov teve autorização para deixar legalmente a Rússia e ir para Alemanha; falou no Congresso do Partido Social-Democrata Independente da Alemanha no final de Outubro. Abandonou a Alemanha após os mencheviques serem ilegalizados, em Março de 1921, seguindo o X Congresso do Partido Comunista. Faleceu em 1923. Quem quiser conhecer o fim dos outros revolucionários, que leia o artigo referido no início deste; o único, dos velhos bolcheviques que escaparam à loucura de Estaline, em 1936-1938, foi Trotsky, por se ter exilado no México, embora tenha vindo a ser assassinado por um agente da polícia secreta, a mando de Estaline.

Os Mencheviques não acreditavam na possibilidade de luta política revolucionária vencedora devido ao atraso da Rússia. Vistos como reaccionários por muitos Bolcheviques, as suas posições encontravam respaldo no pensamento de Marx, em especial no Manifesto do Partido Comunista, onde o capitalismo não é visto como modelo antagonista do socialismo, mas uma etapa a ser completada rumo ao socialismo, sabendo-se que a Rússia czarista se encontrava num estágio de desenvolvimento considerado medieval.

Há gente da esquerda que pensa que Deng Xiaoping se inspirou em Julius Martov para modificar a política de Mao Tzé Tung, aceitando um regime com dois sistemas – comunista e capitalista de milionários fiéis ao Partido Comunista num governo não integralmente totalitário, mas assumidamente autoritário.

Parede, Fevereiro de 2022                                                    

*Pediatra e sócio-honorário da Adeco

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 755, de 17 de Fevereiro de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top