PUB

Boa Vista

“Março mês do teatro” mereceu “nota 20”

A encenadora Irina Fonseca deu “nota 20” ao “Março mês do teatro”, assinalado pela primeira vez na Boa Vista, com uma vasta programação, que levou o teatro às comunidades da ilha. A autarquia, um dos principais parceiros, também deu nota positiva ao evento que “de certeza” voltará nos próximos anos.

Em jeito de balanço, após encenar, no Centro de Arte e Cultura (CAC), o monólogo “Tudojunto e sepa rado”, última peça teatral do “Março Mês de Teatro”, Irina Fonseca considerou que a programação de arte cénica e performativa foi “intensa, mas muito boa”.

“’Março, mês do teatro’ foi um mês intensivo mas muito bom, dou 20 valores”, congratulou Irina Fonseca, que é uma das organizadoras do evento, indicando, contudo, que houve momentos em que se sentiu “um pouco desanimada”, tendo em conta “a tensão, intensidade e carga de trabalhos”, como montagem de espectáculos, de peças e formações em teatro, actividades que aconteceram em todas as localidades.

Apesar disso, a também encenadora, conclui que “foi gratificante” o que se fez durante o mês de março e que mesmo com” toda a canseira”, garantiu, para o próximo ano haverá outra programação do “Março, mês do teatro” na ilha da Boa Vista.

Autarquia avalia evento positivamente

Pelo seu turno, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), Nádia Santos, avançou que foi “um mês cheio e intensivo”, constituindo o resultado de um investimento que a autarquia fez no ano anterior em workshps e formações a crianças e adultos, que repercutiu agora no “Março, mês do teatro”.

A responsável da cultura frisou que o projecto foi uma proposta “ambiciosa e ousada” dos grupos teatrais, através da Irina Fonseca, acolhida pela câmara municipal, considerando que transmitia a entrega dos grupos que tiveram oportunidade de se formarem no teatro e quiseram mostrar o que foi o resultado do trabalho de 2021.

A vereadora congratulou-se pela “apreciação e boa e adesão” de pessoas que fizeram a sala do auditório do CAC sempre cheia durante os eventos da agenda do “Março, mês do teatro”, bem como os grupos que, segundo analisou, estão “motivados e satisfeitos”, o que “traz satisfação” para a edilidade.

Continuar a apostar

Nádia Santos garantiu que a autarquia vai continuar a apostar na “caminhada de investir e apoiar”, dando “suporte e auxílio” e aposta na potencialidade das crianças e jovens que “se dedicam, se entregam e gostam” do que fazem no teatro e noutras formas culturais e tradições da ilha da Boa Vista.

No final do evento, para além da apresentação da Irina Fonseca, o palco do Centro de Arte e Cultura (CAC) acolheu a dança e a cerimónia de entrega de certificados aos actores dos grupos participantes, alunos do curso de teatro infantil e dos workshops de teatro.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top