PUB

Diáspora

Morreu António Pedro Rocha, o homem da rádio que fazia ponte entre Berlim e Cabo Verde

Morreu este sábado,2, em Alemanha, António Pedro Rocha, um dos nomes importantes no processo de “nascimento” da rádio cabo-verdiana e que chegou a ser director da Rádio de Cabo Verde (RCV). Nas redes sociais, amigos, conhecidos e ex-colegas de trabalho, lamentam a partida deste “homem da rádio” brincalhão, divertido, contador de histórias que fazia ponte entre Berlim e Cabo Verde.

A notícia da morte de António Pedro Rocha fez eco na noite deste sábado, 2, nas redes sociais. 

Na sua página oficial do Facebook, Marco Rocha, jornalista da TCV, confirmou a morte do pai na Alemanha.

Segundo o mesmo, tendo em conta as actuais circunstâncias sanitárias, a família agradece que os pêsames sejam enviados via mensagem ou telefone.

Homem grande da rádio – PR

Figuras nacionais, amigos, conhecidos, e homens da rádio têm lamentado nas redes sociais a partida “surpresa” deste que é também conhecido por Toi Pedro Rocha, sobretudo na “família RCV”.

“Deixa o nosso convívio um Homem Grande da Rádio. Nos últimos anos, nos serviços portugueses da Voz da Alemanha. Uma enorme perda para Cabo Verde. Até sempre, António Pedro Rocha!” 

Estas foram as palavras do Presidente da República de Cabo Verde José Maria Neves que lamentou a partida do malogrado na sua página oficial do Facebook.

Figura imprescindível na história do jornalismo cabo-verdiano

“Soube, com profundo pesar, da morte de António Pedro Rocha, figura imprescindível na história do jornalismo cabo-verdiano e um dos nomes mais significativos na ‘canonização’ da nossa Rádio”, escreveu também Filinto Silva.

O escritor lembra que o prestígio do seu nome extravasou as fronteiras de Cabo Verde, “como se sabe, consagrando-se como servidor (em diversas e importantes posições) da Rádio Voz da Alemanha”, endereçando assim as suas mais sinceras condolências aos familiares, aos amigos e colegas de António Pedro Rocha, neste momento de tristeza e de luto.

Brincalhão divertido e contador de histórias

Pelo seu turno, Cardoso da Silva, colaborador desportivo da RCV, lembra este “homem da rádio” como brincalhão, divertido, contador de histórias, anedotas dos tempos do liceu que lhes deixou “mergulhado numa grande tristeza”.

“Gratidão é a única palavra que posso expressar neste momento de grande tristeza e de consternação, que sinto, por ter perdido um amigo que me abriu as portas da Emissora Oficial na altura, sendo na ocasião o Director António Pedro Rocha, um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa acção, um auxílio, em favor da minha pessoa”, escreveu lembrando que António Pedro Rocha que lhe abriu as portas da rádio no dia 3 de Maio de 1983.

Toi Pedro Rocha vai ser sempre lembrado

Também “incrédulo” com a partida do Toi Pedro diz estar o Santos Nascimento, colega de trabalho nas estações da RCV, em Mindelo.

“Eu lamento muito o falecimento do nosso ‘BródAmigão’, meu ‘ex-3C de Rádio’. Ele começou na Rádio Clube. Depois, na sequência de tomada da Rádio Barlavento, ele encontrou-me na Râdio Voz de São Vicente, no Prédio de Grémio, na Praça Nova/Alexandre Albuquerque”.

Santos Nascimento lembra “Toi Fraqueza” (como costumava chamar António Pedro Rocha) como “um bom Amigo/Irmão e vizinho na zona d’0 Alto Mira-Mar, na Magnífica Cidade Maravilhosa de Mindelo”,

“Toi Pedro Rocha, PaPaizão querido de Marco Rocha e Hugo, filhos de Lina Vander Gama, meu ex-3C, na LGE, ‘partí ê devéra’. Mas ele estará sempre conosco, no nosso coração e na nossa mente. Ele vai ser sempre lembrado. Brincalhão, divertido e contador de estórias e anedotas de Cabo Verde. Um Bon Vivant de Mindelo. Vai ser sempre lembrado em belas recordações, de convívios e confraternizações familiares”.

A partida “surpresa” de António Pedro Rocha na Alemanha deixou a todos consternados.

PUB

PUB

PUB

To Top