PUB

Política

Santo Antão: Deputados do MpD querem conclusão do Museu das Romarias de Porto Novo e Cineteatro do Paul

Os deputados do MpD, eleitos pelo círculo de Santo Antão, querem ver infraestruturas de importância cultural para a ilha concluídas, entre elas, o Museu das Romarias de Porto Novo e Cineteatro do Paul.

A situação destas obras foi um dos assuntos abordados esta semana num encontro entre os parlamentares e o ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente.  

O deputado Damião Medina, citado pela Inforpress, explicou que além do museu nacional das romarias, que está a ser construído na cidade do Porto Novo, esses parlamentares querem ver igualmente concluídas as obras do Cineteatro do Paul, dois espaços culturais de que Santo Antão precisa, conforme defendem.

De destacar que o museu nacional das romarias, que funcionará nas antigas instalações da fábrica de pozolanas, Porto Novo, é uma das infraestruturas mais aguardadas pelos agentes culturais neste concelho, que têm vindo a pedir a conclusão das obras, estimadas em 12 mil contos.

As obras, que têm vindo a ser interrompidas por problemas de financiamento, deveriam ser retomadas em 2020, no âmbito de um financiamento anunciado nessa altura pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, mas continuam suspensas por alegadas “restrições orçamentais impostas pela pandemia de covid-19”.

O museu integra o projecto de salvaguarda das festas de São João, que já contemplou a requalificação do roteiro das festividades e que prevê ainda o restauro das duas capelas de São João Baptista existentes neste concelho.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top