PUB

Diáspora

Médicos cabo-verdianos radicados nos EUA em missão em Cabo Verde 

Uma Missão Médica da Associação dos Médicos Cabo-verdianos, nos Estado Unidos, encontra-se em Cabo Verde para um Intercâmbio Cultural e Científico, de 01 a 09 de abril, com vista à identificação de oportunidades e futuras colaborações. A missão inclui ai da diferentes cirurgias.

Fazem parte desta missão, segundo comunicado do Governo, um grupo de médicos especialistas nas áreas de cirurgia, ginecologia, medicina interna, oftalmologia e saúde mental.

A missão irá fazer intervenções nos Hospitais Centrais do país, nomeadamente o Hospital Dr. Agostinho Neto (HAN), com cirurgias gerais e na área de ginecologia, e no Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), com cirurgias na área de oftalmologia.

O objectivo, segundo a mesmo fonte, é reunir os membros desta Associação radicada nos Estados Unidos com os colegas médicos cabo-verdianos, para promover a troca de experiências, em termos da prática da medicina, e os desafios dos serviços de saúde em Cabo Verde.

Programas

Abrange ainda programas de emersão clínica, designadamente, hérnia e cirurgia laparoscópica (HAN), cirurgia de catarata (HBS), laparoscopia ginecológica e distúrbios do assoalho pélvico (HAN), saúde mental, violência sexual, violência doméstica e abuso e dependência química.

O programa culmina na realização do Simpósio Cultural e Científico com a Equipa Médica Diáspora EUA e sinalização do Dia Mundial da Saúde, a ter lugar no dia 07 de abril, às 08h30, no Hotel Vulcão, na Cidade de Ribeira Grande de Santiago.

A cerimónia será presidida pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, e encerrada pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva.

PUB

PUB

PUB

To Top