PUB

Santiago

Navio-Escola “Juan Sebastián de Elcano” na Praia entre 6 e 9 de abril 

O Navio-Escola da Armada Espanhola “Juan Sebastián de Elcano” vai atracar no Porto da Praia, na manhã desta quarta-feira, 6 de Abril, no âmbito do XCIV Cruzeiro de Instrução. O barco está a visitar os países que aportaram marinheiros à expedição original há 500 anos, sendo Cabo Verde a última escala da expedição.

A bordo, segundo comunicado chegado a esta redação, navegam 257 marinheiros, dos quais 73 são Guarda-marinhos pertencentes ao grupo, 424 do Corpo Geral e 154 da Infantaria da Marinha, que estão no terceiro ano da sua formação.

“Este cruzeiro é o último dos três que comemoram o V Centenário da Primeira Circunavegação, completada por 18 heróis, que chegaram a Espanha capitaneados por Juan Sebastián de Elcano, que dá nome a este barco”, explica a mesma fonte.

Está previsto que o barco visite os países que aportaram marinheiros na expedição original há 500 anos.

Neste sentido, já visitou Pireo (Grécia) e Civitavecchia (Itália) e, com previsão para passar também por Saint-Maló (França), bem como diversas cidades espanholas como Barcelona, Corunha e Santander.

A viagem será completada com a visita a vários portos americanos, em particular, San Juan de Porto Rico, Havana e Miami.

A relevância de Cabo Verde, diz, prende-se com o facto de ter sido a última escala da expedição, antes de regressar a Sanlúcar de Barrameda.

Na Cidade da Praia até o dia 09, sábado, o navio tem uma agenda que engloba a assinatura, a bordo, da adesão à Cátedra por parte da UNICV e Universidade Jean Piaget, conferência para alunos e professores da UNICV e Jean Piaget, demonstração da actividade cooperativa “Segurança e Defesa de Bases” no cais, concerto conjunto com a Banda das Forças Armadas, jornadas portas abertas para visitar o navio, entre outros.

PUB

PUB

PUB

To Top