PUB

Política

Provedor de Justiça passa presidência da rede CPLP ao seu homólogo angolano

O Provedor de Justiça de Cabo Verde vai estar em Angola, de 19 a 22 deste mês, para fazer a passagem da presidência rotativa da rede dos Provedores de Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). José Carlos Delgado vai participar, igualmente, da semana do provedor da justiça em Angola e num ciclo de conferências.

José Carlos Delgado vai ainda tomar parte da reunião da Rede dos Provedores, das Comissões dos Direitos Humanos da CPLP.

Além da passagem da presidência da Rede de Cabo Verde para Angola, o programa prevê ainda um ciclo de conferências sobre a ordem constitucional e as prerrogativas dos Provedores de Justiça na CPLP.

Na capital angolana, o provedor vai apresentar o tema intitulado “A violação dos direitos fundamentais dos cidadãos nos países da CPLP e o papel do Provedor de Justiça”, moderado pelo procurador federal dos direitos dos cidadãos do Brasil.

Em declarações à Inforpress, disse tratar-se de um tema “extremamente actual”, tendo em conta que o relatório do Departamento de Estado americano sobre os direitos humanos abrange a situação em todos os países da CPLP.

“Pode ser uma ocasião para se abordar a questão da situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau”, prognosticou.

Instado se vai encontrar-se com a comunidade cabo-verdiana radicada em Luanda, o que sua opinião seria “muito útil”, afirmou que desta vez não será possível porque o programa da sua estada em Angola é “muito apertado”.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top