PUB

Cultura

Dia dos Monumentos e Sítios celebrado com visitas gratuitas 

Celebra-se, esta segunda-feira, 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, durante o qual estão programadas visitas gratuitas aos monumentos históricos e museus do país, como forma de assinalar a data, instituída pela UNESCO desde 1982.

A par disso, o Instituto do Património Cultural tem programada uma série de actividades, a decorrerem até o dia 30 deste mês.

“Desafios dos Centros Históricos Classificados Patrimónios Nacionais: caso dos Centros Históricos do Plateau e Cidade Velha” é o nome de uma conferência que acontece amanhã no Arquivo Histórico Nacional, na Praia.

Para o diretor de Monumentos e Sítios e coordenador do Gabinete de Gestão da Cidade Velha Património Mundial, Cláudio Ramos, já é tempo de se introduzir, no currículo escolar, a disciplina de Educação Patrimonial para despertar nos cidadãos a consciência coletiva.

A responsabilidade e o dever constitucional dos municípios no respeito pelos traços arquitetónicos dos monumentos é, igualmente destacado por esse responsável, para quem a integração do património histórico no plano de requalificação urbana constitui uma atração do segmento do turismo cultural e fonte de rendimento para muitas famílias.

A educação patrimonial e o engajamento das autarquias na salvaguarda dos Monumentos e Sítios, são, segundo disse, os grandes desafios que o país ainda enfrenta.

Este ano, a data é celebrada com o tema “Patrimônio e Clima”, visando refletir sobre o papel dos intervenientes sociais na preservação e valorização do património é o objetivo.

 C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top