PUB

Cultura

“Alvorada” é o álbum de estreia de Ulisses Tavares

Ulisses Tavares, cantor e compositor, natural de Boa Entrada, em Santa Catarina de Santiago, lança no próximo dia 22, o seu álbum de estreia, intitulado “Alvorada”.  Em 2019 já havia lançado o primeiro single a solo – “Só 1 Olhar”. 

Segundo informações enviadas pela assessoria do cantor, o álbum, “há muito idealizado”, estará disponível nas plataformas digitais a partir da próxima quinta-feira, 22, tendo sido concebido durante o confinamento imposto pela pandemia da covid-19 e gravado “nos tempos que se seguiram”.

“Alvorada”, que contém 11 faixas, traz uma “visão poética intimista e reflexiva” do autor, sendo um álbum “cabo-verdiano”, mas com tempero de R&B/Soul e Spoken Word. Conforme o mesmo, pretende “acrescentar uma nova proposta à rica música cabo-verdiana”.

O trabalho conta com a direção musical de Jo di Bango, produção musical de PLADUZ, mixagem e masterização de Jo di Bango e Ivan Medina.

Perfil

Ulisses Tavares é natural de Boa Entrada, arredores de Assomada, no Concelho de Santa Catarina de Santiago.

Foi na adolescência que começou a dar os primeiros passos na música, como integrante de um grupo musical da Escola Técnica Grão-Duque Henri, de Assomada. 

Em 2009, faz sua primeira gravação para o mercado, participando do single “Apenas Palavras”, que faria parte do Mixtape “Bazi pa Topu” do grupo de hip-hop Detroit Kabuverdianu. 

O single, dizem, tornou-se “um sucesso”, liderando Top’s de Rádios como a Praia FM ou a Crioula FM e sendo ainda hoje, uma “referência” entre o público jovem. 

A boa receção leva-o a participar em vários espetáculos dentro de Santiago, entre os quais, o Festival Nha Santa Catarina; faz a abertura do show de Livity e do grupo brasileiro Só Pra Contrariar, na FIC (2010) e a sua primeira atuação fora de Santiago, em São Filipe Fogo.

Após esse período, funda, juntamente com o guitarrista Jó di Bango e com Su Santos, o grupo musical Avenida 265, para dedicar-se ao seu estilo musical pretendido. 

Este, segundo conta, acaba por ser “um período de amadurecimento e maior crescimento”, como vocalista e compositor, compondo músicas do grupo e experimentando formas alternativas de se fazer música. 

Devido a compromissos pessoais, o grupo acaba por desintegrar-se. Entretanto, confessa, esse período revela-se “fundamental na adoção do estilo de composição com o qual se identificaria”.

Após a desintegração do grupo, trabalha essencialmente em colaborações e participa em projetos de outros artistas, dentre os quais, o single “Gritus pa Vaziu”, com Trakinuz e “Ko Bai” com o rapper Kappa B. 

També, começa simultaneamente a explorar as suas capacidades como slammer, apresentando seus poemas em edições do “Spoken Words Cabo Verde” e “265 Slam”.
               
Em 2019 lança o primeiro single a solo “Só 1 Olhar”, onde mistura R&B/Soul com Spoken Word e a partir daí começa a trabalhar no seu álbum de estreia, agora lançado, intitulado Alvorada.

PUB

PUB

PUB

To Top