PUB

Cultura

“30 Desenhos Políticos” para apreciar no Centro Cultural do Mindelo 

O Centro Cultural do Mindelo recebe a partir de amanhã, 21, até dia 30, a exposição “30 desenhos Políticos” da autoria de Jorge Rato, numa iniciativa do Centro Cultural Português – Polo do Mindelo. 

Esta exposição surge no âmbito das comemorações do 48º aniversário do 25 de abril, com desenhos políticos dos anos 70 e 80, do século XX.  

Os  trinta trabalhos  fazem parte de um lote um pouco maior que já esteve exposto por duas vezes: em 2008 na galeria da livraria “Fábula Urbis”, em Lisboa, e uns anos mais tarde na “Casa do Tempo”, galeria municipal da Câmara de Castanheira de Pera, no centro de Portugal. 

O conjunto é composto por 23 desenhos, 5 colagens e dois postais ilustrados transformados e registam impressões do autor sobre transformações sociais e políticas ocorridas em Portugal, durante um período de quinze anos, de 1974 a 1989. 

A abertura da exposição acontece no próximo dia 21, pelas 18h00 e contará com a presença do autor.  

Perfil  

Jorge Rato, tem 67 anos. Diz-se ser um “abrileiro” dos sete costados.

Em 25 d Abril de 1974, aquando da revolução, tinha 20 anos e considera aquele momento feliz e libertador. Naquela altura ele possuía alguns anos de traquejo na luta política.  

Para Rato, a guerra colonial portuguesa constituiu um fortíssimo factor de mobilização e radicalização políticas para os liceais e estudantes universitários – rapazes e raparigas. 

Ainda, considera que aqueles anos de militância política contra o Estado Novo foram outros tantos de intensa formação política, no seu caso no âmbito da esquerda radical anti-estalinista. Foi, pois, com uma consciência apurada que viveu a transformação do Portugal “senil, baforento e cinzentão de Salazar e Marcelo (Caetano)”, transformar-se num país democrático, aberto ao mundo, um país bem mais decente e com liberdades.

Por: Louisiene Lima 

PUB

PUB

PUB

To Top