PUB

Cultura

Dezasseis associações e escolas de Santiago Norte contemplados no programa BA-Cultura

Dezasseis associações e escolas dos municípios da região de Santiago Norte, com excepção de São Salvador do Mundo, foram contempladas com o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC).

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assinou nesta quarta-feira,20, em Pedra Badejo, Santa Cruz, o contrato para a atribuição de apoio financeiro para o programa BA-Cultura com 16 escolas e associações de cinco municípios da região Santiago Norte.

Entre os contemplados estão seis escolas e associações do município de Santa Cruz, uma de São Lourenço dos Órgãos, três de Santa Catarina, cinco de São Miguel e dois do Tarrafal.

No acto de assinatura de contrato, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, lembrou que o BA-Cultura não é um programa do ministério que dirige, mas que o mesmo foi desenhado para ser um projecto de Cabo Verde e para ser apropriado pelos municípios e associações.

Assim, esclareceu que as câmaras municipais e ou instituições do Estado, mormente escolas públicas, não podem candidatar-se ao BA-Cultura, reiterando que este programa, criado há cinco anos, foi desenhado para a sociedade civil, daí “o financiamento dos projectos destas escolas e associações que vão dar frutos”.

Parcerias com outros ministérios para mais financiamento

Por outro lado, Abraão Vicente, que lembrou que o BA-Cultura tem 22 mil contos inscritos no Orçamento de Estado, vai precisar de mais cerca de cinco mil contos para poder financiar as demais escolas e associações seleccionadas no âmbito do referido programa.

E tendo em conta que, segundo ele, o BA-Cultura é um programa de interesse nacional, anunciou que vão assinar um protocolo com o Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social para financiar parte do referido programa.

Aliás, Abraão Vicente informou que os dois ministérios prevêem que de 2026 a 2030 o BA-Cultura atinja um montante entre 40 a 45 mil contos de financiamento directo para a sociedade civil.

O governante anunciou ainda a publicação do manual de música desenvolvido pelo professor de música e responsável da escola de música Acordes D´Alma de Assomada, Santa Catarina, David Rocha, que considerou ser a primeira metodologia de ensino da música produzida dentro do BA-Cultura.

E tendo em conta que esta metodologia tem dado resultados em Assomada, o ministro da Cultura adiantou que a mesma vai ser replicada a nível nacional, salientando que o BA-Cultura é apresentado hoje na Unesco como um programa que garante a morna para a geração futura.

Continuidade

Por sua vez, em representação das escolas, associações e ONG beneficiadas, o professor de música Joaquim Leal considerou o BA-Cultura um “programa muito bom” e pediu a continuidade do mesmo para que possam continuar a promover a cultura cabo-verdiana.

Na ocasião, o MCIC assinou o contrato para a atribuição de apoio financeiro para o programa BA-Cultura com mais cinco escolas e associações do município de São Domingos, no acto que contou com as presenças do edil santa-cruzense, Carlos Silva, e da coordenadora do BA-Cultura, Indira Lima.

O contrato com as 21 escolas, associações e ONG dos municípios da região Santiago Norte e de São Domingos, ora assinado, segundo informações avançadas, está orçada em 5.539 contos e vai beneficiar um total de 683 alunos, sendo 315 do sexo masculino e 386 do sexo feminino.

De acordo com o MCIC, o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) tem como foco o apoio à criação, produção e difusão das artes, bem como a necessidade de consolidação, dinamização e desenvolvimento sustentado das actividades artísticas.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top