PUB

Destaques

Destaques da edição 764 do Jornal A NAÇÃO

 

CONTEÚDO PREMIUM

Crianças e jovens com autismo
Luta de mães mostra que estamos longe de ser uma sociedade inclusiva
Ter um elemento na família com autismo está longe de ser fácil em qualquer que seja o lugar do mundo. O drama é maior numa sociedade como a cabo-verdiana, onde ainda é problema lidar com este tipo de transtorno neurológico. Os relatos de mães de filhos autistas, praticamente sozinhas, ouvidas por esta reportagem, comprovam essa realidade, confirmada também pelos especialistas e associações que lidam com essa questão. 

Revisão do Código Penal
Erro material, lapso ou adulteração para favorecer determinado grupo?
É preciso desvendar se, na revisão do Código Penal publicada em Fevereiro de 2021, houve intenção ou não de beneficiar determinadas personalidades, alegadamente envolvidas em casos de corrupção e tráfico de influência. Há quem acredite que sim, mas a ministra Joana Rosa escuda-se em “erro material” que se traduziu na redução do prazo de prescrição dos crimes de corrupção passiva, corrupção activa e tráfico de influência de 15 para cinco anos. 

Sociedade
Trio que abre as portas à fantasia para crianças do Sal reclama falta de espaço
Julie Maury Soares, 34 anos, francesa, é formada em dança, além de praticante de capoeira e promotora do projecto “Direito de Sonhar”, uma iniciativa recreativo-cultural virada para as crianças de Santa Maria, ilha do Sal. Ela e os seus dois parceiros, a cabo-verdiana Sally Delgado e o guineo-conakry Abdoul Aziz Bah, lamentam ter que interromper o projecto que, em pouco tempo, conquistou um público cativo na cidade mais turística do país.

Educação
Escola Francesa acusada de “desorganização total” – instituição refuta tudo
Um ex-director, uma encarregada de educação e um funcionário denunciam aquilo que classificam de falta de segurança e condições para os alunos, má  gestão e “desorganização total” a nível de recursos humanos. As nossas fontes apontam ainda dívidas acumuladas e incompetência do Bureau (órgão gestor eleito pela associação de pais). Este último, por sua vez, refuta e repudia as acusações, garantindo que esta escola internacional respeita todos os parâmetros exigidos, tanto pelo Ministério de Educação francês, quanto pelo sistema cabo-verdiano.

Yarin Almeida, artesã de São Vicente 
Viver por conta própria com cosméticos
Yarin Almeida, 30 anos, reside em São Vicente e é licenciada em Serviço Social. Há cerca de três anos que resolveu se aventurar na área de cosmética natural, criando a sua marca de produtos, a Natuyara’s. É defensora da descentralização de feiras pelos bairros do Mindelo. 

Esta Edição nº.  763, do Jornal  A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, é feita, também, das Opiniões de:  Carlos Carvalho, Hélder Duarte, José Sanches, Luís Carlos Silva e de Luís Kandjimbo; a par da Coluna de Marciano Moreira.    

PUB

PUB

PUB

To Top