PUB

Ambiente

Projecto Vitó expõe “Ilha do Fogo, Reserva Mundial da Biosfera”

“Ilha do Fogo, Reserva Mundial da Biosfera” é o título de uma exposição que a Associação Projecto Vitó vai promover, de 26 de abril a 3 de Maio, em parceria com a Câmara Municipal de São Filipe. A ideia é mostrar as razões e os valores que levaram a ilha do Fogo a ser classificada como Reserva Mundial da Biosfera.

Segundo o director executivo do Projecto Vitó, Herculano Dinis, a exposição visa demonstrar um pouco a biodiversidade da ilha do Fogo e das áreas onde o projecto actua, nomeadamente sobre “as espécies que existem na região Fogo/Brava e nos Ilhéus Rombos”.

A exposição, que decorre nas instalações do Centro Sete Sóis Sete Luas, também conhecido por Espaço 24, terá três grupos diferentes, sendo que uma parte será só sobre as aves marinhas.

“Vamos expor fotografias das espécies nocturnas”, disse o responsável do projecto, à Inforpress, indicando que, em meados de Fevereiro/Março deste ano, o fotógrafo belga, Bart Vercruysse, realizou um “trabalho fabuloso”, fotografando colónias de aves marinhas, nos Ilhéus Rombos.

A exposição terá uma sala só com as fotografias das aves deste fotógrafo, conhecido a nível mundial, e está enquadrada num projecto dele que se chama “Petrels by night” (Petrel à noite), funcionando como um ponto de demonstração dessas fotografias na ilha do Fogo, já que ele faz exposição a nível de vários países de europa e do mundo e está a colaborar com o Projecto Vitó.

Além das fotos desse fotógrafo, serão expostas fotografias de outras espécies de aves que existem em Cabo Verde.

Segundo o mesmo, há igualmente um espaço com as fotografias da equipa do Projecto Vitó, que terá sessão de vídeos das áreas onde o projecto actua e o trabalho realizado sobre a biodiversidade, em geral.

“Haverá uma sessão sobre as plantas endémicas da ilha do Fogo”, pontuou Herculano Dinis, indicando que, no geral, a exposição é para “demonstrar a reserva da biosfera da ilha do Fogo”.

“Estamos a tentar montar uma exposição, de forma que as pessoas reconheçam as razões e os valores que levaram a ilha do Fogo a ser classificado como Reserva Mundial da Biosfera”, por isso o título da exposição “Ilha do Fogo, Reserva Mundial da Biosfera”, mas alargado um pouco mais, porque o projecto não trabalha e actua só na ilha do Fogo e o foco principal é a região Fogo, Brava e Ilhéus do Rombo.

A equipa do Projecto Vitó estará no espaço da exposição das 08h00 às 18h00, tendo como expectativa receber todas as comitivas que visitam a ilha neste período de festa.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top