PUB

Cultura

São Filipe: Miss Cabo Verde 2022 eleita hoje

A Praça do Presídio, na cidade de São Filipe, Fogo, acolhe na noite desta segunda-feira, 25, o Miss Cabo Verde 2022. A Organização garante que tudo está a postos para o maior concurso de beleza a nível nacional e as candidatas dizem-se confiantes no título da mais bela de Cabo Verde.

A cidade de São Filipe, em festa, recebe, pela primeira vez, o concurso nacional Miss Cabo Verde.

Ao todo serão 20 candidatas a representar a maioria dos municípios do país e as comunidades da diáspora cabo-verdiana.

De fora ficaram as concorrentes dos municípios do Paul(Santo Antão) e Calheta de São Miguel (Santiago) e a representante da França.

“É uma pena porque gostaríamos que todos participassem. A Câmara Municipal de São Filipe convidou-nos a fazer este evento no município, e gostaríamos que todos estivessem presentes”, lamentou a organizadora do evento, Eloisa Morais, em entrevista à RCV. No entanto, diz que tudo está apostos para uma noite memorável na Praça do Presídio.

Candidatas confiantes nos títulos

Também as 20 candidatas se dizem confiantes de que levarão para casa um dos prémios.

A candidata de São Nicolau diz-se confiante uma vez que a sua ilha já conquistou nos anos anteriores, dois títulos. “Espero representar bem e levar uma faixa para a minha terra”. Por sua vez, a representante da ilha do Fogo diz-se preparada para aproveitar o máximo deste evento, também confiante no título.

Sobre a Polémica

De notar ainda a polémica a propósito do concurso Miss Fogo 2022 realizado no passado fim-de-semana, onde Jasmine Jorgense, de 16 anos, apesar de arrebatar o título, ficou fora do concurso Nacional Miss Cabo Verde, por ser menor de idade.

Também por não preencher os requisitos exigidos, as candidatas representantes dos municípios de Santa Catarina do Fogo e dos Mosteiros, eleitas no Miss Fogo 2022, ficaram fora. 

Sobre esta questão, Eloisa Morais da Capital Model deixou claro que os critérios do concurso da mais bela de Cabo Verde “são rigorosos”.

“Miss Cabo Verde tem que ter 18 anos. Tem que ser maior de idade porque depois deste concurso vai representar o país na diáspora. Este, como costumamos dizer, é um regulamento, segredo público, porque todos sabem desta condição”, esclareceu, acrescentando ainda que as candidatas devem também possuir o 12º ano, ou estar a frequentar este ano de escolaridade, um impulso para continuarem a estudar. 

“ A maioria das candidatas aqui estão a frequentar a universidade. A ideia é que Cabo Verde esteja representado da melhor forma”,especificou.
Sem entrar em detalhes sobre a polémica em si, Eloisa Morais lançou um apelo: “As candidatas têm que possuir idade para realizar o seu sonho. Elas têm que estar conscientes de que têm que ter 18 anos. Quanto à escolaridade, Miss Cabo Verde tem que ser inteligente, a estudar para mostrarem, entre as candidatas, que sabem alguma coisa”.

Miss Cabo Verde, para escolher a mais bela de Cabo Verde, entre 20 candidatos a representar o país e a sua diáspora, acontece hoje, na Praça do Presídio, São Filipe.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top